Logo O POVO+
Homem, 50 anos e branco: o perfil do candidato a prefeito de Fortaleza
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Homem, 50 anos e branco: o perfil do candidato a prefeito de Fortaleza

Tipo Notícia
Perfil dos candidatos a prefeito de Fortaleza é homogêneo (Foto: Mateus Dantas/Câmara Municipal de Fortaleza)
Foto: Mateus Dantas/Câmara Municipal de Fortaleza Perfil dos candidatos a prefeito de Fortaleza é homogêneo

Na véspera do prazo final das convenções partidárias, o quadro eleitoral de Fortaleza está praticamente fechado. Até agora, sete postulantes foram homologados. Três realizam encontro nesta quarta-feira, 16.

O perfil dos concorrentes é quase homogêneo. Somando-se as idades dos dez, a média é de 50 anos. A cor predominante é branca. E o gênero, masculino.

Na disputa, há apenas duas mulheres encabeçando chapa: uma delas é a ex-prefeita Luizianne Lins, deputada federal pelo PT. A outra é Paula Colares, da UP.

O postulante mais jovem é Célio Stuart (PV), deputado federal que prepara convenção para esta quarta-feira: 33 anos. Sem ele na disputa, a média de idade subiria para 52 anos.

O mais velho na corrida ao Paço é Samuel Braga, do Patriota: 67 anos.

Além dele, há outros três candidatos na faixa dos 60 anos: José Sarto (PDT), Heitor Férrer (SD) e Anízio Melo (PCdoB). Ou seja, 40% dos candidatos.

Há outro aspecto interessante. Dos dez que pleiteiam o cargo de prefeito de Fortaleza, apenas três são da Capital: Luizianne, Célio e Paula.

Os demais vêm de municípios do interior do Ceará ou de fora do Estado, como Anízio, natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mas radicado em Fortaleza há quase 40 anos.

Três postulantes são do Interior: Sarto é de Acopiara, Heitor Freire, de Juazeiro, e Heitor Férrer, de Lavras da Mangabeira.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?