Logo O POVO+
Camilo Santana no centro de uma guerra política nas eleições de Fortaleza
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Camilo Santana no centro de uma guerra política nas eleições de Fortaleza

Tipo Análise
O governador anunciou na sexta-feira o cancelamento do Carnaval (Foto: Reprodução Facebook)
Foto: Reprodução Facebook O governador anunciou na sexta-feira o cancelamento do Carnaval

A eleição é municipal, mas quem está no centro dela é o governador Camilo Santana (PT), cuja imagem virou ativo político disputado pelos participantes.

Não é apenas Luizianne Lins (PT) que tem reivindicado os direitos autorais do chefe do Abolição. De outro lado, no Palácio do Bispo, o candidato do PDT José Sarto também tem sido alvo de ações que têm como origem uso irregular da imagem do governador petista.

Num de seus despachos desta terça-feira, 29, o juiz Gerardo Magelo Facundo Jr., da 115ª Zona Eleitoral, escreveu sobre o pedido de liminar apresentado por Capitão Wagner (Pros) e acolhido pelo magistrado:

“Pode-se identificar que o material veiculado tem conteúdo eleitoral constando o intento de confundir o eleitor ao atrelar a imagem do governador Camilo Santana à imagem do candidato a prefeito José Sarto, ferindo o princípio da transparência e lisura que devem permear as ações de todos que pretendem concorrer no pleito eleitoral”.

Como resultado, fez cumprir a lei: mandou excluir as postagens do Facebook nas quais um Camilo sorridente posava ao lado de um Sarto igualmente contente.

Passados apenas três dias, a campanha chegou a outro patamar hoje. O clima já é menos amistoso do que o de domingo, quando o pleito começou a valer.

A tendência é de que a temperatura de fato suba aos poucos com a entrada em cena do mês de outubro, esse mês sem ventos em que a cidade ganha o aspecto de caldeira.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?