Logo O POVO+
O que significa o resultado do Ibope para Capitão Wagner, Luizianne e Sarto
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O que significa o resultado do Ibope para Capitão Wagner, Luizianne e Sarto

Tipo Notícia
Hora de muitas reuniões e mudança de estratégia (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Hora de muitas reuniões e mudança de estratégia

Mesmo considerando-se a margem alta de erro, de 4 pontos porcentuais, a pesquisa Ibope é um choque de realidade para parte dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Trato de seus principais efeitos.

Para Capitão Wagner (Pros), que tem 28%, significa que aquela possibilidade de vencer ainda no primeiro turno, se já era remota, agora é totalmente improvável. O levantamento também mostra vantagem numérica menor e rejeição maior do nome do Pros.

Para a petista Luizianne Lins (23%), cuja intenção de voto se imaginou que fosse erodir com o tempo, é um alento. Não apenas se mantém na segunda colocação, como está em empate técnico com Wagner. Maior dificuldade da candidata do PT? Alta rejeição: 36%, ante 33% do líder da sondagem.

Para José Sarto (PDT), empatado tecnicamente com Luizianne, a pesquisa emitiu ótimo sinal de que a estratégia tem surtido efeito, sobretudo com a dose de 4 minutos de exposição todos os dias na propaganda. O pedetista larga praticamente com o mesmo percentual de Roberto Cláudio quando concorreu em 2012, também a pouco mais de um mês do primeiro turno. É bastante coisa para nome pouco conhecido do eleitorado.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?