Logo O POVO+
Análise | Fortaleza e a (extrema-) direita
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Análise | Fortaleza e a (extrema-) direita

Em artigo para a coluna, o professor de Teoria Política Emanuel Fretas analisa números da pesquisa O POVO/Datafolha relacionados ao espectro ideológico do eleitorado de Fortaleza
Tipo Análise

Na edição do último dia 11 de novembro, o jornal O POVO trazia como uma de suas matérias os resultados de uma pesquisa, realizada pelo instituto Datafolha, que versava sobre o perfil ideológico dos eleitores de Fortaleza.

Segundo a reportagem, “quando perguntado sobre qual posição ocupa no espectro político, considerando-se os polos antípodas de esquerda e direita, 38% responderam dentro do intervalo da centro-direita até a extrema-direita. Desse índice, 19% se identificaram como de extrema-direita. Do lado oposto, 28% se reconhecem como pertencendo ao campo que vai da centro-esquerda à extrema-esquerda, limite no qual se encontram 11% dos eleitores entrevistados. Os que se afirmaram de centro são 21%, não sabem somam 7% e outras respostas totalizam 6%”.

A publicação da matéria causou frisson em coletivos de direita que, mesmo vituperando institutos de pesquisa quando trazem números que não lhes são favoráveis, passaram a propagar a informação na certeza de que “Fortaleza era de direita”. Isso porque os números apontados como o de identificados com a extrema-direita era de 19%, ao passo que com a esquerda era de apenas 7% e de extrema-esquerda chegava a 11%. Mas, passados alguns dias da eleição, é momento de conferirmos os números das urnas e verificarmos se estes se coadunam com as informações levantadas pela pesquisa. 

Realizei o seguinte exercício: lancei mão do número de votos recebidos por partidos políticos que seriam representativos dos espectros da extrema-esquerda (PSTU), da esquerda (Psol, PT, PSB e PDT) e da extrema-direita, entendendo por esta aqueles partidos pelos quais apoiadores do presidente Bolsonaro lançaram-se candidatos. Por óbvio, tanto naqueles que considero de esquerda como naqueles de extrema-direita existem exceções; mas, por ora, vamos considerar as nomenclaturas em termos ideais.

Comecemos pela “extrema-esquerda”: na pesquisa apareciam 11% de identificados com ela, ao passo que nas urnas, por meio do PSTU, apenas 0,03% dos votos válidos, enquanto que a UP apenas 0,05%. Não se chegou nem a 1%, bem longe dos 11% que a pesquisa apontou.

Quando consideramos os partidos de esquerda, o percentual de votos de cada um foi o seguinte: PT (4,5%), PSB (5,82%), PDT (10,56) e Psol (3,60%), perfazendo um total de quase 23%, quando a pesquisa apontava uma identificação de apenas 7%. Pela extrema-direita, os valores são: Podemos (2,33%), PSC (3,87%), Pros (8,94%), PSL (2,51%) e Republicanos (4,58%), perfazendo um total de quase 22%, próximo do que a pesquisa apontou, 19%.

Contudo, se pegarmos partidos isoladamente, podemos fazer observações interessantes, tais como: o PSL, autoidentificado como de extrema-direita, fica atrás do Psol e do PT, se comparado com a esquerda, e atrás do PSC, se compararmos pela direita.

Se considerarmos os dois partidos mais votados, PDT e Pros, que são os partidos cujos candidatos disputarão o segundo turno, podemos falar de um nível de ideologização mais presente no segundo do que no primeiro, uma vez que este tem tamanha dimensão por ser o partido que governa a cidade.

Interessante notar, também, que o desempenho do PT no espectro da esquerda só está à frente do Psol, o que pode se modificar nas próximas eleições, e que o Republicanos se mostra em ascensão dentro da direita.

Ao que tudo indica, a pesquisa, de fato, capturou uma tendência do eleitorado da cidade de identificar-se mais com a direita (lembremos que há dois representantes desse segmento entre os cinco mais votados, incluindo aí o mais votado), mas não registrou a permanência, ainda, da sólida presença de um eleitorado de esquerda. Ao menos, a julgar pelo pequeno recorte aqui realizado.

Emanuel Freitas da Silva, professor de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?