Logo O POVO+
Datafolha consolida favoritismo de Sarto, que deve se eleger prefeito de Fortaleza
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Datafolha consolida favoritismo de Sarto, que deve se eleger prefeito de Fortaleza

Tipo Análise
Sarto e Capitão Wagner disputam o 2º turno para prefeito de Fortaleza nas eleições 2020 (Foto: ARTE SARAH COSTA/O POVO)
Foto: ARTE SARAH COSTA/O POVO Sarto e Capitão Wagner disputam o 2º turno para prefeito de Fortaleza nas eleições 2020

Última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha consolida favoritismo de José Sarto (PDT) na disputa pelo comando de Fortaleza.

Salvo alterações significativas de última hora não captadas pelo instituto, o pedetista deve se eleger prefeito da capital cearense, superando Capitão Wagner (Pros), seu adversário neste segundo turno.

Pelo novo levantamento, Sarto tem 57% dos votos válidos contra 43% de Wagner. A diferença, antes de 18 pontos percentuais, agora caiu para 14.

Na sondagem passada, realizada nos dias 18 e 19 de novembro, o representante do PDT tinha 59% e o postulante republicano, 41%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nesse intervalo, Sarto oscilou negativamente dois pontos e Wagner, positivamente dois, totalizando 43%.
O patamar é próximo daquele obtido pelo deputado federal quatro anos atrás, quando enfrentou Roberto Cláudio (PDT), então candidato à reeleição.

Como há tradicionalmente muita movimentação no dia mesmo do pleito, inclusive de eleitores que admitem mudar de voto, é possível que essa distância entre Sarto e Wagner se atenue ao final, mas talvez não a ponto de provocar uma virada.

A esta altura, uma reversão do placar dependeria de uma onda que impulsionasse a candidatura de Wagner. Esse cenário, porém, embora não possa ser descartado de todo, é considerado remoto.

Implicaria não somente atração de grande parte dos indecisos, que somam 6%, mas também de conquista de votos diretamente de Sarto, operação difícil de manejar na véspera da decisão e com as bases dos dois contendores já solidamente estabelecidas.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?