Logo O POVO+
Sucessão de Camilo movimenta cearenses
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Sucessão de Camilo movimenta cearenses

A sucessão do governador Camilo Santana (PT) vai começando a se desenhar e seus potenciais interessados, se mostrando aos poucos
Tipo Opinião
farol 19.09 color (Foto: divulgação)
Foto: divulgação farol 19.09 color

Num ritmo próprio, que contrasta com o frenesi da política nacional, a sucessão do governador Camilo Santana (PT) vai começando a se desenhar e seus potenciais interessados, se mostrando aos poucos. Foi assim que o PDT apresentou não um, mas quatro nomes cotados para o Governo em 2022, entre eles o do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que deu largada nos últimos dias a um périplo pelo Interior caso se lance ano que vem e vença.

Para tanto, terá pela frente um adversário conhecido: Capitão Wagner (Pros), que ganhou uma declaração de apoio de Eunício Oliveira (MDB), outro nome na pista do Abolição, na hipótese de o emedebista não lograr avanço ao segundo turno. Eunício já indicou que deve preferir a candidatura ao Executivo a arriscar-se numa queda de braço com Camilo pela única vaga no Senado. Por outro lado, admitiu também que, até março, "tudo é possível", o que, no tabuleiro eleitoral, carrega um sentido mais amplo.

Outro cearense que estuda não entrar nessa bola dividida é o hoje senador Tasso Jereissati (PSDB), cujo futuro se define a partir desta segunda-feira, 20, com a data-limite para inscrições nas prévias do PSDB – Tasso participará? Se sim, seguirá até a disputa contra João Doria e Eduardo Leite?

Como se vê, a pouco mais de um ano das eleições, há mais perguntas do que respostas. De certo mesmo, apenas o fato de que a corrida pelo Governo se tornou mais concorrida com a entrada de novos jogadores, enquanto a do Senado vai ganhando contornos de uma briga de Camilo contra ele mesmo, o que é bom e ruim para o petista. Bom porque é um problema a menos com que se preocupar; ruim porque nenhuma unanimidade é saudável, sobretudo em política.

Noves fora isso, o governador (a quem cabe conduzir os termos da própria sucessão, como enfatizou Ciro Gomes) terá, mais uma vez, de se equilibrar entre os palanques cirista e lulista – tarefa que, se foi complexa três anos atrás, em 2022 dependerá de mais jogo de cintura.

 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?