Logo O POVO+
Irmã de Cid e Ciro, Lia Gomes comunica saída do governo Camilo
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Irmã de Cid e Ciro, Lia Gomes comunica saída do governo Camilo

Antes dela, o secretário Francisco de Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) havia pedido para deixar o Abolição. Diniz e Lia são cotados para concorrer a um mandato na Assembleia Legislativa do Ceará ano que vem
Tipo Notícia
IRMÃ de Ciro e Cid, Lia apoiou RC na disputa estadual (Foto: Mauri Melo/O POVO)
Foto: Mauri Melo/O POVO IRMÃ de Ciro e Cid, Lia apoiou RC na disputa estadual

Secretária-executiva na pasta da Proteção Social, Lia Gomes entregou nesta quinta-feira (30) o cargo no governo de Camilo Santana (PT). Irmã de Ciro e Cid, Lia é a segunda integrante da administração estadual a pedir exoneração de olho nas eleições de 2022.

Antes dela, o secretário Francisco de Assis Diniz (Desenvolvimento Agrário) havia pedido para deixar o Abolição. Diniz e Lia são cotados para concorrer a um mandato na Assembleia Legislativa do Ceará ano que vem.

Além deles, outros nomes devem se despedir do Governo, seguindo determinação de Camilo segundo a qual aqueles que tenham pretensão de disputar carto eletivo devem se desincompatibilizar até o dia 31/12, ou seja, esta sexta-feira.

Na esteira de Lia e Diniz, o deputado e secretário licenciado Mauro Filho (Planejamento) é outro nome que pode deixar o Governo, assim como o ex-senador Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia) e o deputado licenciado Zezinho Albuquerque (Cidades), que voltaria para a AL-CE.

Esse movimento, antecipado por Camilo e acompanhado pelo prefeito José Sarto ontem, tem por objetivo evitar tensões na base eleitoral, já que secretários teriam mais condições de atração de voto e de interlocução com prefeitos, causando dificuldades na relação entre aliados.

À frente da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) desde o início do segundo mandato do governo Camilo, o policial civil Mauro Albuquerque deve seguir no cargo em 2022. A reportagem apurou que Mauro, cuja saída havia sido dada como possibilidade, continua no comando da SAP.

Assim como os demais secretários, Mauro era apontado como potencial candidato a vaga na Câmara Federal em 2022. O POVO questionou o secretário sobre o tema, mas não houve retorno.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?