PL no Ceará vai seguir a diretriz nacional e apoiar Bolsonaro, diz Acilon Gonçalves
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
PL no Ceará vai seguir a diretriz nacional e apoiar Bolsonaro, diz Acilon Gonçalves
Presidente do PL no Ceará, Acilon Gonçalves indica que partido deve apoiar reeleição de Bolsonaro e apostar em nome próprio ou de aliado para a corrida ao Governo do Estado
Prefeito de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, Acilon Gonçalves afirmou hoje, durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao Ceará, que o PL no estado seguirá a diretriz nacional da legenda, que é de apoiar a reeleição do chefe do Executivo e dar sustentação a um nome indicado para a disputa ao Governo do Estado.
As declarações do gestor e dirigente local do PL foram dadas ao O POVO durante a cerimônia de entrega de obra da transposição do rio São Francisco, no município de Jati, na tarde desta terça-feira, 8.
Acilon participou do evento ao lado de outros apoiadores de Bolsonaro no estado, como o deputado federal Capitão Wagner (Pros), que intermediou encontro entre o prefeito cearense e o presidente da República.
A intenção, segundo Wagner, é agregar o apoio de Acilon para a sua campanha ao Abolição neste ano.
À reportagem, o presidente do PL confirmou que a tendência do partido é acompanhar integralmente todas as decisões que forem tomadas no âmbito nacional da agremiação, ou seja, tanto de apoio a Bolsonaro quanto de construção de palanques para o presidente nos estados.
Leias abaixo a íntegra da entrevista:
O POVO – Como avalia a visita de Bolsonaro ao Ceará?
Acilon Gonçalves – Nós estamos presenciando um sonho de todo o Ceará, principalmente na região aqui da minha Aurora, já que as águas vão passar por dentro da cidade. Será maravilhoso para todo o estado.
O POVO – Já houve entendimento em relação à presidência do PL aqui no estado?
Acilon – O Partido Liberal (PL), a partir do dia 10/2, irá estruturar as suas executivas estaduais, e nós esperamos que tudo seja num bom consenso entre nós, que somos do PL antigo, e o pessoal que é do PL novo, que está chegando. Vamos fazer uma boa executiva.
O POVO – Permanece no comando do partido?
Acilon – As conversações só ocorrerão depois do dia 10. Até o dia 10, estou como presidente. Estou recepcionando o presidente da República e esperando que o partido conduza esse processo da melhor maneira possível para ele ter sucesso.
O POVO – Acha possível que, do ponto de vista local, o PL libere para que suas executivas estaduais possam deliberar sobre arranjos que dizem respeito aos estados?
Acilon – Eu creio que a diretriz será nacional e será seguida como um todo, então o Ceará não deverá ser diferente. Deverá ter a tônica de seguir toda diretriz que foi previamente falada, não deliberada em reuniões prévias do partido.
O POVO – Ou seja, aqui no Ceará o PL teria de apoiar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro.
Acilon – Bem como escolher um candidato próprio ou uma candidatura que o partido resolva apoiar. Até agora, nenhuma.
O POVO – O presidente já demonstrou simpatia pelo deputado federal Capitão Wagner (Pros). O PL pode apoiá-lo na disputa pelo governo?
Acilon – Com certeza, se for a deliberação do partido, será seguida.
O POVO – O senador Cid Gomes falou recentemente sobre o senhor. Disse que o senhor é um aliado e que espera tê-lo ao lado da aliança governista para 2022. Como avalia essa declaração?
Acilon - As posições serão conversadas, mas hoje estou no PL fazendo de tudo para que o partido em que estou seja forte.
O POVO – Mas descarta apoiar um nome do governo?
Acilon – Eu sou seguidor da diretriz partidária e seguirei (a diretriz).
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.