Logo O POVO+
O simbolismo do voto da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O simbolismo do voto da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

"Fatos gravíssimos foram cometidos pelo magistrado", declarou a presidente do TJ-CE, propondo em seguida "a deflagração do procedimento que pode levar à recusa" do candidato
Tipo Análise

A sessão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) desta quinta-feira (17) se inscreve entre as mais importantes da história recente da corte estadual, seja pela maioria de juízas escolhidas para cargo de desembargadora num pleno dominado por homens; seja pelo ineditismo da decisão de instaurar apuração da conduta de um magistrado que pleiteava vaga, suspendendo o trâmite do preenchimento.

Nesse sentido, o voto da presidente do TJ-CE, Nailde Pinheiro, conjuga os dois aspectos, tanto o da representatividade quanto o da demarcação de um corte na dinâmica através da qual as escolhas se dão costumeiramente no Judiciário, nem sempre guiando-se pelo interesse público e pela transparência.

O teor do voto da magistrada, conciso mas enfático, tratou, logo de saída, do caso do juiz Francisco Chagas Barreto, já condenado pelo mesmo TJ-CE com uma censura pública por concessão de liminares irregulares nos plantões do Judiciário, num episódio rumoroso que ainda hoje constrange os membros desse tribunal.

A desembargadora expôs didaticamente o eixo do problema, em torno do qual elaborou seu ponto de vista, passando então a defender a instauração do procedimento ao fim do qual o magistrado pode ser definitivamente rejeitado, ainda que encabece a lista por antiguidade, posição em que sua acolhida numa das cadeiras do pleno seria quase natural.

“Fatos gravíssimos foram cometidos pelo magistrado”, declarou a presidente do TJ-CE, propondo em seguida “a deflagração do procedimento que pode levar à recusa” do candidato, no que foi seguida unanimemente pelos colegas de toga.

Parte deles, já nesse momento, sinalizou indiretamente como deve se manifestar quando o assunto retornar ao pleno, agora para avaliação de mérito e não mais de maneira preambular.

O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, por exemplo, endossou: “Eu subscrevo integralmente (o voto). Acima de tudo está o interesse da sociedade e da instituição”.

Durval Aires Filho acrescentou: “Devemos abrir o processo para efetivar um controle social. Se não fizermos isso, quem vai fazer são os outros órgãos. A imprensa, a universidade...”.

Última a se posicionar entre os presentes, a magistrada Joriza Magalhães Pinheiro concluiu: “Promoção não é direito subjetivo. A corte precisa se debruçar sobre a vida pregressa”.

Era um recado sem meios tons de que o TJ-CE não apenas formara raro consenso sobre o assunto, como o fato de que ali se decidisse abrir o procedimento cujo desfecho pode ser a inabilitação do juiz constitui uma nova etapa nas decisões do tribunal cearense.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?