Logo O POVO+
Roberto Cláudio procura Tasso para discutir aliança na disputa ao Governo
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Roberto Cláudio procura Tasso para discutir aliança na disputa ao Governo

Na conversa, Tasso foi sondado sobre a possibilidade de concorrer à reeleição para o Senado em 2022 numa chapa encabeçada por RC e tendo como candidato a vice-governador Domingos Filho (PSD)
Tipo Notícia
TASSO deve ter a palavra final sobre o futuro eleitoral do PSDB no Ceará (Foto: O POVO)
Foto: O POVO TASSO deve ter a palavra final sobre o futuro eleitoral do PSDB no Ceará

Cotado para a disputa ao Governo, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez movimento importante para consolidar aliança com o PSDB na corrida eleitoral. O pedetista procurou o senador tucano Tasso Jereissati na última sexta-feira, 8.

Na conversa, o ex-governador do Estado foi sondado sobre a possibilidade de concorrer à reeleição para o Senado em 2022 numa chapa encabeçada por RC e tendo como candidato a vice-governador Domingos Filho (PSD).

Ao menos duas fontes confirmaram à coluna o encontro e o teor da tratativa. O senador teria ficado de examinar o cenário nacional, no qual é apontado como potencial vice da senadora Simone Tebet (MDB-MS) na eleição para a Presidência.

A interlocução de RC com Tasso foi feita diretamente, sem intermediação da direção estadual do partido.

Neste ano, apenas uma cadeira de senador estará em disputa por candidatos do Ceará. Também ex-governador, Camilo Santana (PT) é pré-candidato à vaga.

O gesto de RC se dá em meio às tensões crescentes entre PT e PDT, cujas lideranças vêm travando uma discussão pública. No episódio mais recente, Camilo respondeu Ciro Gomes pelas redes sociais, reafirmando apoio à candidatura de Izolda Cela (PDT) ao Abolição e rebatendo críticas do ex-ministro.

Antes, em entrevista a um podcast, Ciro havia se referido a Camilo como um possível ex-aliado.

Dentro de PT e PDT, a possibilidade de ruptura já vem sendo tratada como iminente. As duas legendas, desde que o clima político azedou e as relações estremeceram de vez, têm se dedicado a conversas com outras siglas.

Nesse sentido, Tasso tem papel crucial para uma candidatura de Roberto Cláudio ao Governo. Ainda que o senador decline do convite, como deve ser a tendência (ele já havia dito que não pleitearia mais cargo eletivo), o PSDB pode indicar um nome para compor a chapa com o grupo de Ciro, de quem o tucano se reaproximou.

Nas últimas 48 horas, o ex-secretário da Saúde Cabeto ganhou força como representante social-democrata numa aliança com o PDT na briga pelo Executivo estadual no Ceará.

No partido dos irmãos Ferreira Gomes, tanto a hipótese de Tasso postular reeleição quanto a de apontar Cabeto para o bloco são vistas como positivas, relataram fontes à coluna.

O mais provável, contudo, seria o PSDB apresentar Cabeto, que ocupou a pasta da Saúde na gestão de Camilo.

Caso isso se confirme, e com o PSD ocupando a vice na composição, o médico cardiologista teria como adversário o ex-governador. Cabeto e Camilo mediriam então forças nas urnas por essa única vaga no Legislativo.

A coluna apurou ainda que o ex-secretário estaria disposto a encarar o petista na eleição para o Senado.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?