Logo O POVO+
A Expocrato no roteiro de Camilo, Izolda e Roberto Cláudio
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

A Expocrato no roteiro de Camilo, Izolda e Roberto Cláudio

Ex-governador, Camilo Santana (PT) foi ao evento nesta sexta-feira (15) acompanhado da sucessora no cargo, Izolda Cela (PDT), a quem ele defende como nome ideal para representar a aliança na eleição
Tipo Notícia
Magaly Marques, Camilo Santana, Roberto Cláudio e Izolda Cela (Foto: Diego Camelo, em 21/11/2015)
Foto: Diego Camelo, em 21/11/2015 Magaly Marques, Camilo Santana, Roberto Cláudio e Izolda Cela

O Festival Expocrato, na região do Cariri, ganhou tonalidade política com a passagem de personagens que estão no centro do impasse em torno da escolha do candidato governista ao Abolição em 2022.

Ex-governador, Camilo Santana (PT) foi ao evento nesta sexta-feira (15) acompanhado da sucessora no cargo, Izolda Cela (PDT), a quem ele defende como nome ideal para representar a aliança na eleição.

Na véspera da reunião do diretório do PDT que vai definir o postulante da sigla, a agenda - um verdadeiro ato pró-Izolda do qual participam outros petistas - é talvez a última de Camilo ao lado da gestora antes de o partido trabalhista bater o martelo sobre uma decisão que vem se arrastando há meses e cuja demora tem causado desgaste para as legendas da base.

Ex-prefeito de Fortaleza e cotado para o Governo, Roberto Cláudio (PDT), que está na localidade, também tinha ida prevista para a Expocrato hoje à noite, mas resolveu cancelá-la, informou um interlocutor do pedetista, acrescentando que ele deve participar do festival no sábado, 16.

Ainda conforme essa fonte, RC repensou a presença na feira depois da confirmação da visita da governadora à região. Caso mantivesse os planos, RC, Izolda e Camilo teriam dividido holofotes no Crato em meio às tensões do processo de costura do candidato do grupo de PT e PDT.

Por volta das 20 horas desta sexta, pelas redes sociais, RC escreveu: “Hora de reencontrar os amigos deputados federais André Figueiredo, Pedro Bezerra e Eduardo Bismarck, deputado estadual, Marcos Sobreira, Adil Júnior, prefeito de Quixelô, Afonso Tavares, prefeito de Abaiara, Ítalo Brito, prefeito de Nova Olinda”.

Em seguida, continuou listando apoiadores que o haviam recepcionado ainda no aeroporto de Juazeiro do Norte.

Enquanto isso, na Expocrato, Camilo conduzia coro de aliados que pediam Izolda como candidata à reeleição. Entre eles, estavam os deputados Fernando Santana (PT) e Idilvan Alencar (PDT). 

Mais alinhado com Ciro Gomes, RC tem apoio da cúpula nacional pedetista para encabeçar a chapa. Do outro lado, Izolda vem recebendo chancela das forças que dão sustentação ao Executivo.

Nesta reta final, a governadora e o ex-prefeito polarizam a dinâmica interna, que se encerra na próxima segunda-feira, 18, seja por consenso obtido entre os 84 delegados do PDT, seja pelo voto direto no encontro no qual, segundo fonte que acompanha as movimentações, Roberto Cláudio teria maioria.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?