Logo O POVO+
Vice de Wagner será Raimundo Gomes de Matos, diz filho do ex-deputado
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Vice de Wagner será Raimundo Gomes de Matos, diz filho do ex-deputado

Segundo Pedro Matos, o prefeito Acilon Gonçalves (PL) e Capitão Wagner fecharam acordo em torno do nome de Raimundo Gomes de Matos em reunião hoje de tarde
Tipo Notícia
FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07-2016: Raimundo Gomes de Matos (PSDB), deputado federal. O Grupo de Comunicação O POVO, lança no Alices Buffet, na rua Lourival Correia Pinheiro, 149, no bairro Parque Manibura, a Edição 2016/2017 do Anuário do Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07-2016: Raimundo Gomes de Matos (PSDB), deputado federal. O Grupo de Comunicação O POVO, lança no Alices Buffet, na rua Lourival Correia Pinheiro, 149, no bairro Parque Manibura, a Edição 2016/2017 do Anuário do Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO).

O vice do pré-candidato ao Governo do Estado Capitão Wagner (União Brasil) será Raimundo Gomes de Matos (PL), informou nesta quinta-feira (4) o filho do ex-deputado federal, Pedro Matos (PL).

Segundo ele, o prefeito Acilon Gonçalves (PL) e Wagner fecharam acordo em torno do nome de Raimundo em reunião hoje de tarde.

O anúncio oficial, ainda conforme Pedro Matos, vai ser feito na convenção do PL, marcada para as 16 horas, num ginásio no Eusébio.

Desde que declarou apoio a Wagner, o PL vinha debatendo alternativas internamente antes de selar aquele que seria companheiro de chapa do deputado.

Além de Raimundo, estava no páreo a nora de Acilon, Carla Ibiapina, casada com o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, filho do dirigente estadual do PL.

Ex-tucano, Raimundo era cotado como candidato ao Governo caso o partido do presidente Jair Bolsonaro decidisse lançar candidatura própria no Ceará.

As conversas com Wagner, no entanto, prosperaram, e o PL acabou optando por estar ao lado do deputado já no primeiro turno, de modo a fortalecer a oposição.

Além do PL, estão na chapa do candidato do União Brasil outras seis legendas. Duas delas fecharam apoio hoje com o parlamentar: o Republicanos e o Podemos.

Com a vaga de vice preenchida pelo indicado do PL, caberá a Wagner o anúncio em convenção nesta sexta-feira (5) do nome que vai disputar cadeira no Senado na chapa encabeçada por ele.

Questionado sobre o quadro escolhido, o deputado fez mistério. Quer reservar surpresa para a hora do evento partidário.

Até agora, o postulante lidera o maior arco de alianças entre os candidatos ao Abolição, à frente de Elmano Freitas (PT), com cinco partidos, e de Roberto Cláudio (PDT), também com cinco.

Prestes a ser homologado, Wagner disputa a sua sexta eleição, das quais duas foram para cargos majoritários e quatro para proporcionais.

Em 2020, o parlamentar concorreu à Prefeitura de Fortaleza e foi ao segundo turno contra José Sarto (PDT), perdendo por diferença de menos de três pontos percentuais.

Neste ano, Wagner enfrenta um velho conhecido, Roberto Cláudio, que já foi seu adversário em 2016, quando RC postulou a reeleição e venceu, também no segundo turno.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?