Após declarar apoio a Elmano, vereador Leo Couto é afastado do comando do PSB
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Foto: Divulgação
Vereador Leo Couto que em
6 meses transitou da base
do prefeito para a da oposição
Depois de declarar apoio a Elmano Freitas (PT) ao Governo, o vereador Leo Couto foi afastado do comando do PSB em Fortaleza.
Vice-líder do prefeito José Sarto (PDT) na Câmara, Couto foi destituído do cargo no último dia 11, mas apenas neste sábado, 13, soube, segundo ele por meio da imprensa, que já não exercia mais a função.
Em nota divulgada nas redes sociais, o parlamentar lamentou o episódio e criticou o PSB no Ceará.
“Lamento essa decisão, tomada de forma completamente intempestiva e desrespeitosa, ferindo inclusive a história do partido, que sempre prezou pelo respeito”, disse o vereador.
Couto também relacionou diretamente a perda da presidência do PSB à posição que assumiu de apoiar Elmano para o Executivo e o ex-governador Camilo Santana (PT) para o Senado.
“Atribuo tal decisão ao fato de ter anunciado apoio ao ex-governador Camilo Santana, cujo governo sempre teve apoio do PSB, e ao pré-candidato a governador Elmano Freitas, do PT, partido aliado ao PSB no plano nacional, tendo inclusive o ex-governador Geraldo Alckmin como vice”, declarou o pessebista.
No estado, o PSB está alinhado com o candidato Roberto Cláudio, do PDT, adversário de Elmano na disputa pelo Abolição.
Embora nacionalmente o PSB tenha indicado o concorrente a vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula, a direção do partido liberou seus diretórios estaduais para que construíssem suas coligações de acordo com entendimentos locais.
Presidido no Ceará pelo deputado federal Dênis Bezerra, o PSB está formalmente coligado ao bloco de Roberto Cláudio, que tem ainda o PSD e outras legendas.
Camilo ainda tentou articular a retirada do PSB do arco de aliança de RC, mas a operação não foi bem-sucedida, e a sigla se manteve com o ex-prefeito.
Apesar da orientação pessebista de apoio ao candidato do PDT, Leo Couto comunicou que estaria ao lado de Elmano e de Camilo, contrariando a decisão partidária. O posicionamento foi tornado público no final de julho.
Pouco mais de duas semanas depois, o vereador perdeu o cargo. Além de Couto, também foram destituídos da direção municipal do PSB três secretários.
No lugar dele, assumiu a presidência do PSB o também vereador Ésio Feitosa, que foi líder na Câmara de RC quando prefeito de Fortaleza.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.