Logo O POVO+
Ipespe: Wagner aparece com 36% e mantém estabilidade na disputa
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Ipespe: Wagner aparece com 36% e mantém estabilidade na disputa

Capitão Wagner (União) marca 36%, ante 23% de Elmano Freitas (PT) e 22% de Roberto Cláudio (PDT), que aparecem em empate técnico
Tipo Notícia
FORTALEZA CE, BR, 12.09.22 Grupo O POVO de Comunicação, realiza debate entre os canditos ao governo do estado Capitão Wagner, Elmano de Freitas e Roberto Claudio na sede da OAB CE (Fco Fontenele/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE FORTALEZA CE, BR, 12.09.22 Grupo O POVO de Comunicação, realiza debate entre os canditos ao governo do estado Capitão Wagner, Elmano de Freitas e Roberto Claudio na sede da OAB CE (Fco Fontenele/O POVO)

Candidato ao Governo, Capitão Wagner (União Brasil) mantém estabilidade na nova rodada da pesquisa Ipespe divulgada pelo O POVO nesta terça-feira, 13.

O oposicionista marca 36%, ante 23% de Elmano Freitas (PT) e 22% de Roberto Cláudio (PDT), que aparecem em empate técnico.

Apesar da disputa acirrada pela segunda colocação entre os ex-aliados, o candidato apenas oscilou em três rodadas do levantamento, seguindo na liderança da preferência dos eleitores cearenses.

No início de agosto, quando da primeira sondagem do Ipespe, o representante do União tinha 38%, Elmano 13% e RC, 28%.

O ex-prefeito de Fortaleza foi o postulante que mais perdeu intenção de voto nesse intervalo e Elmano, o que mais ganhou.

O petista avançou dez pontos em pouco mais de um mês de campanha na rua, beneficiando-se diretamente da popularidade de Camilo Santana (PT) e do ex-presidente Lula, a cujas imagens ele se associa.

Mesmo com o salto do adversário petista, Wagner não sofreu tanto, uma vez que Elmano ampliou eleitorado na mesma medida em que RC perdeu, ou seja, houve uma migração de votos.

A sondagem do Ipespe mostra ainda que, a pouco mais de três semanas do pleito, a ida de Wagner ao segundo turno está praticamente assegurada.

A dúvida agora é contra quem o deputado irá disputar o governo na etapa seguinte, se Elmano ou RC, já que a possibilidade de a fatura se liquidar no primeiro turno está cada vez menor.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?