Ipespe: Wagner aparece com 36% e mantém estabilidade na disputa
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Candidato ao Governo, Capitão Wagner (União Brasil) mantém estabilidade na nova rodada da pesquisa Ipespe divulgada pelo O POVO nesta terça-feira, 13.
O oposicionista marca 36%, ante 23% de Elmano Freitas (PT) e 22% de Roberto Cláudio (PDT), que aparecem em empate técnico.
Apesar da disputa acirrada pela segunda colocação entre os ex-aliados, o candidato apenas oscilou em três rodadas do levantamento, seguindo na liderança da preferência dos eleitores cearenses.
No início de agosto, quando da primeira sondagem do Ipespe, o representante do União tinha 38%, Elmano 13% e RC, 28%.
O ex-prefeito de Fortaleza foi o postulante que mais perdeu intenção de voto nesse intervalo e Elmano, o que mais ganhou.
O petista avançou dez pontos em pouco mais de um mês de campanha na rua, beneficiando-se diretamente da popularidade de Camilo Santana (PT) e do ex-presidente Lula, a cujas imagens ele se associa.
Mesmo com o salto do adversário petista, Wagner não sofreu tanto, uma vez que Elmano ampliou eleitorado na mesma medida em que RC perdeu, ou seja, houve uma migração de votos.
A sondagem do Ipespe mostra ainda que, a pouco mais de três semanas do pleito, a ida de Wagner ao segundo turno está praticamente assegurada.
A dúvida agora é contra quem o deputado irá disputar o governo na etapa seguinte, se Elmano ou RC, já que a possibilidade de a fatura se liquidar no primeiro turno está cada vez menor.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.