Logo O POVO+
Nome ligado a Luizianne assume secretaria-executiva da Secult
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Nome ligado a Luizianne assume secretaria-executiva da Secult

Ex-integrante das gestões de Luizianne à frente da Prefeitura de Fortaleza (2005/2012), Rafael Felismino foi nomeado como secretário-executivo da pasta
FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-07-2016: Fachada do Cineteatro São Luiz, com o letreiro escrito
Foto: AURÉLIO ALVES FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-07-2016: Fachada do Cineteatro São Luiz, com o letreiro escrito "Secult Cineteatro São Luiz, férias no São Luiz". (Foto: Aurélio Alves/ESPECIAL O POVO)

Próximo da deputada federal Luizianne Lins (PT), Rafael Felismino assumiu, na última sexta-feira, 14, o segundo posto de maior relevância da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), hoje comandada por Luisa Cela.

Ex-integrante das gestões de Luizianne à frente da Prefeitura de Fortaleza (2005/2012), Felismino foi nomeado como secretário-executivo da pasta.

Para o lugar, contudo, a titular da Secult havia submetido outro nome à Casa Civil do Governo, que acabou não sendo contemplado.

Formado em Turismo e hoje servidor federal, Felismino atuou no Paço durante os mandatos de Luizianne, desempenhando funções na Secretaria do Turismo até 2012. Depois disso, passou a trabalhar em Brasília.

Ainda em março deste ano, quando a coluna mostrou que a possível nomeação de Felismino para a Secult tinha causado mal-estar na secretaria, a deputada foi procurada via assessoria de imprensa, mas não houve retorno.

À época, a reportagem contou que outras nomeações de Cela para coordenações da Secult também estavam paradas, como vem ocorrendo com cargos de segundo escalão em âmbitos diversos da administração estadual.

Nos bastidores, aliados têm se queixado de que demandas estariam sendo barradas na Casa Civil do Abolição, entre elas as da Secult.

Alçada à titularidade com a saída de Fabiano Piúba, hoje quadro do Ministério da Cultura, Luísa Cela já esteve no mesmo lugar agora ocupado por Felismino.

O novo membro da secretaria, contudo, não tem expertise na área, já que sua formação e carreira se deram no segmento do turismo.

Esse perfil, aliás, tem municiado críticos da chegada do secretário-executivo, que pode enfrentar resistências no dia a dia.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?