Logo O POVO+
Governo estuda criação de secretaria da causa animal, que seria ocupada por Célio Studart
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Governo estuda criação de secretaria da causa animal, que seria ocupada por Célio Studart

Domingos Filho, presidente do PSD, afirmou hoje que "Célio Studart é nosso deputado mais votado, é o deputado da causa animal, eleito vereador e deputado sempre entre os mais votados nessa causa"
Deputado federal Célio Studart, hoje no PSD: bandeira da causa animal  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Deputado federal Célio Studart, hoje no PSD: bandeira da causa animal

O Governo do Estado avalia a criação de uma secretaria ou órgão específico a cargo do qual ficaria a agenda da causa animal no Ceará.

Esse espaço, segundo informações levantadas pela coluna, seria ocupado pelo deputado federal Célio Studart (PSD).

Sob presidência do ex-vice-governador Domingos Filho, o PSD apoiou Roberto Cláudio ao Governo em 2022 – Domingos foi candidato a vice na chapa do pedetista –, mas tem feito acenos ao Abolição desde então.

Em conversa com a reportagem nesta quarta-feira, 25, o dirigente afirmou que “Célio Studart é nosso deputado mais votado, é o deputado da causa animal, eleito vereador e deputado sempre entre os mais votados nessa causa”.

“Se o governo tiver olhado nesse sentido, evidentemente que anima o partido. Acho que a causa animal como um todo vem defendendo um órgão, espaço ou secretaria mais objetiva com relação a isso”, respondeu Domingos.

Ainda de acordo com ele, a composição de legendas que governa o Ceará “vem vencendo as eleições no estado por 20 anos, dos quais nosso partido faz parte, a não ser essa última eleição em que houve disputa e que a cisão não foi o PSD que deu causa”.

“Não seremos obstáculo para essa recomposição”, enfatizou a liderança do PSD, demonstrando interesse na retomada da aliança com as forças governistas, hoje sob coordenação do ministro Camilo Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PDT). 

“Se, a partir daí”, continuou Domingos, “o governo entende que deve buscar (um nome) nos quadros que o partido tem disponível e confiar alguma missão, muito bem”.

À coluna, o deputado Célio Studart declarou que, “embora tenha escutado que poderia em algum momento haver a criação dessa estrutura (uma secretaria ou órgão), absolutamente nada foi tratado, o que até me impede de opinar, sem saber ainda o que seria, qual seria o orçamente e programas de fato”.

O parlamentar negou que já tenha mantido qualquer conversa com o governador Elmano de Freitas (PT) sobre o assunto.

“Não houve qualquer convite formal ou menção real que algo assim seja criado, até onde sei”, reiterou.

Para o deputado, no entanto, “independente de qualquer possível convite, se efetivamente criarem, estaremos à disposição para colaborar com nosso conhecimento, com o mandato e apoio”.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?