Logo O POVO+
Encontro do PDT aprofunda crise do partido no Ceará
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Encontro do PDT aprofunda crise do partido no Ceará

Sediada em Fortaleza, a programação vem sendo boicotada por pedetistas próximos do senador Cid Gomes
Encontro do PDT com poucos deputados evidenciou racha no partido (Foto: Júlia Duarte)
Foto: Júlia Duarte Encontro do PDT com poucos deputados evidenciou racha no partido

O novo encontro regional do PDT, que se encerra nesta sexta-feira, 23, acabou por ampliar a crise que o partido vive no Ceará desde o racha de julho do ano passado.

Sediada em Fortaleza, a programação vem sendo boicotada por pedetistas próximos do senador Cid Gomes – o ex-governador não compareceu ao evento.

No estado, a sigla é comandada pelo deputado federal André Figueiredo, que acumula a posição com a de dirigente nacional trabalhista.

O parlamentar está alinhado com o grupo de Roberto Cláudio, Ciro Gomes e José Sarto, prefeito de Fortaleza.

O clima interno na legenda azedou de vez desde que Cid passou a demonstrar publicamente interesse em ocupar a presidência do PDT estadual.

No partido, RC mantém postura de opositor ao governo de Elmano de Freitas (PT), enquanto Cid tenta conduzir a agremiação formalmente para a base do governo.

O embate mais acirrado entre ex-aliados é desdobramento das eleições de 2022, das quais o grupo liderado por Camilo Santana (PT) saiu vencedor.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?