Lupi quer discutir apoio do PT a Sarto em 2024 em troca de adesão do PDT a Elmano
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Lupi quer discutir apoio do PT a Sarto em 2024 em troca de adesão do PDT a Elmano
O ministro Carlos Lupi tem agenda prevista com Camilo Santana na próxima semana
Em reunião com o ministro Camilo Santana (Educação) prevista para a semana que vem, o também ministro (Previdência) e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, deve colocar na mesa o apoio do PT à reeleição do prefeito José Sarto em 2024.
Em troca, Lupi ajudaria a pavimentar a ida do PDT para a base do governador Elmano de Freitas (PT), eleito numa disputa contra o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Em resumo, esses são os termos de uma tentativa de acordo que o pedetista vai tentar costurar com Camilo e Elmano, de maneira a evitar um racha dentro do seu próprio partido.
À coluna, ao menos dois integrantes do PDT com mandato confirmaram os pontos que Lupi pretende abordar nessa conversa com o ex-governador do Ceará.
Essa negociação esbarra, porém, nos planos do PT de ter candidatura em Fortaleza no ano que vem. Para muitos petistas, o PDT está tentando transferir para a sigla problemas que são internos.
Um deles é o deputado estadual Francisco de Assis Diniz (PT), para quem “Lupi quer criar uma situação-problema para dentro do PT, quando essa situação-problema está lá no PDT”.
“A solução da crise vivenciada dentro do PDT não pode ser jogada para dentro do PT”, argumentou o parlamentar, acrescentando que “a tese do apoio do PT em Fortaleza a uma candidatura do PDT não foi possível nas últimas quatro eleições e mais uma vez não será”.
O encontro de Lupi com Camilo e Elmano foi uma resposta do dirigente afastado ao grupo do senador Cid Gomes (PDT), que convocou uma reunião do diretório do partido no Ceará no dia 7/7 para eleger uma nova executiva estadual da legenda.
Atualmente, o deputado federal André Figueiredo comanda o PDT cearense, mas sua continuidade no posto vem sendo questionada por aliados de Cid, para os quais apenas o senador representa as necessidades da sigla hoje no estado.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.