"Essas pessoas estão no ‘jus sperniandi’", diz Cid sobre liminar que suspendeu eleição no PDT
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
"Essas pessoas estão no ‘jus sperniandi’", diz Cid sobre liminar que suspendeu eleição no PDT
Ainda de acordo com o senador, a magistrada foi levada ao equívoco pelo próprio texto da petição inicial
O senador Cid Gomes se referiu à ação que resultou em liminar suspendendo a eleição da nova executiva estadual do PDT como “jus sperniandi”, ou seja, como “direito de espernear”, expressão comumente usada em jargão jurídico para designar ato da parte derrotada.
“Estou com a consciência tranquila de que o aconteceu aqui foi absolutamente legal, regular, atendendo a todos os princípios estatutários do partido”, afirmou Cid na tarde desta segunda-feira, 16, logo depois de informado sobre a decisão da Justiça.
Assinada por Maria de Fátima Bezerra Facundo, da 28ª Vara Cível, a liminar susta temporariamente “os efeitos do edital de convocação de reunião extraordinária do PDT/CE ou, caso já tenha sido realizada a reunião, que se suspendam os efeitos da mesma, até ulterior deliberação deste”.
Como a medida se seguiu ao encontro convocado por Cid (o despacho foi liberado às 16h41min, já com o resultado proclamado), quando uma nova executiva já havia sido escolhida com o ex-governador em sua presidência, a decisão da juíza incide sobre o segundo aspecto citado no despacho.
Ainda de acordo com o senador, a magistrada foi levada ao equívoco pelo próprio texto da petição inicial.
“Induziram ao erro, porque citaram artigos que não são referentes a uma convocação extraordinária do diretório, e sim à convocação de uma convenção, que é uma deliberação partidária muito mais ampla”, respondeu.
A ação foi protocolada pelo presidente nacional interino do PDT, deputado federal André Figueiredo, que cumpre agenda fora do Brasil desde a semana passada, com passagens pela China e Índia e previsão de retorno apenas no fim de semana.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.