Logo O POVO+
Lupi diz que "nenhum dos dois lados quer ceder", afirma pedetista
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Lupi diz que "nenhum dos dois lados quer ceder", afirma pedetista

Lupi já foi acionado outras vezes por membros seja da ala cidista, seja do bloco ligado a Ciro Gomes no estado
Carlos Lupi ao lado de Ciro Gomes e do ex-prefeito Roberto Cláudio durante convenção do PDT no ano passado  (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Carlos Lupi ao lado de Ciro Gomes e do ex-prefeito Roberto Cláudio durante convenção do PDT no ano passado

Em reserva, um pedetista cearense afirmou à coluna ter procurado Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT e ministro de Lula, para tentar intermediar conflito no Ceará e ajudar na resolução do impasse.

Segundo esse filiado, que tem mandato parlamentar, o dirigente do partido teria respondido apenas que “nenhum dos dois lados quer ceder” e que, por isso, “não tinha como resolver”.

Lupi já foi acionado outras vezes por membros seja da ala cidista, seja do bloco ligado a Ciro Gomes.

Numa delas, em julho passado, viajou às pressas ao estado quando Cid Gomes encaminhava realização de encontro para eleger uma nova executiva da legenda local – exatamente o que pretende fazer hoje, nesta segunda, 16.

Naquele mês, Lupi sentou-se com Cid e André Figueiredo, que representam os lados dessa briga.

Precária, a solução encontrada então foi que Cid seguiria na direção interina do PDT até dezembro, com o compromisso de que, findo esse prazo, Figueiredo, que era o presidente, reassumiria para seguir no mandato, com apoio de Cid.

Apalavrado, o acordo valeu até poucos dias atrás, quando o próprio Figueiredo deu por encerrado o pacto com Cid, sob justificativa de que o acordado fora descumprido.

Cid negou. Disse que não tinha se comprometido com nada além daquilo que era público, ou seja, que tentaria reduzir a temperatura política do PDT, recompondo a legenda no estado.

Desde que o imbróglio se refez e as tensões escalaram, resultando numa total balcanização da sigla, Lupi vem se esquivando do problema.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?