PT atende pedido de Elmano e adia definição de candidatura em Fortaleza até março de 2024
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
PT atende pedido de Elmano e adia definição de candidatura em Fortaleza até março de 2024
Um novo encontro do PT foi marcado para dia 11 de novembro, agora do diretório da sigla, instância partidária mais ampla
Atendendo a pedido do governador Elmano de Freitas, o PT municipal decidiu adiar para até março de 2024 a escolha do nome da candidatura do partido à Prefeitura de Fortaleza.
Em conversa com a coluna na noite desta quinta, 2, o deputado federal petista e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, afirmou que o “diretório na capital cearense se reuniu, por sugestão do governador, e foi transferida a nossa decisão (de postulante) do PT de Fortaleza para março de 2024”.
Sob presidência do deputado estadual Guilherme Sampaio, a executiva da legenda na cidade vinha mantendo agenda de conversas desde o início desta semana, com encontro mais extenso na última quarta-feira, 1º de novembro.
No curso do debate interno, integrantes do colegiado entenderam que a definição de candidato ou candidata do PT à sucessão do prefeito José Sarto (PDT) deve se dar no prazo que for necessário à costura de uma unidade da própria base de Elmano, jogando qualquer batida de martelo em relação a nome apenas para o ano que vem.
Um novo encontro do PT foi marcado para dia 11 de novembro, agora do diretório da sigla, instância partidária mais ampla do que a executiva e com poder decisório para apresentar resolução que oriente o processo na agremiação.
Ainda segundo Guimarães, o ponto central que baliza essas discussões é “garantir a unidade do PT e da base de sustentação política do governador Elmano, evidentemente respeitando as preferências de cada um”.
Para o deputado, “três questões norteiam a estratégia eleitoral” para 2024, a primeira das quais é apresentar concorrentes “nas capitais onde temos chances reais de disputa, e Fortaleza é o caso”.
Nesse sentido, o ganho de tempo representa não somente fôlego para compatibilizar divergências entre as correntes que formam o partido, mas também “ajudar na construção de uma candidatura de consenso” para a disputa eleitoral que se avizinha.
Esse movimento do PT se segue imediatamente à vitória de Evandro Leitão na Justiça na última segunda-feira, 30/10, quando o pleno do TRE-CE, por unanimidade, julgou procedente uma ação de justificação de desfiliação partidária apresentada pelo deputado estadual do PDT e presidente da Assembleia Legislativa.
Uma vez fora da legenda trabalhista, um dos possíveis destinos de Evandro é justamente o partido de Elmano e do ministro Camilo Santana, dois aliados de primeira hora.
Governistas rebatem críticas de Ciro
As 48 horas após a convenção do PSDB na segunda (30/10) foram usadas pela base governista no Estado para rebater declarações de Ciro Gomes (PDT) dirigidas ao governador Elmano e ao antecessor no cargo, Camilo.
Do líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), a Francisco de Assis Diniz (PT), ambos deputados estaduais, a resposta foi também contundente.
De Assis, por exemplo, fez lembrar, em discurso na Assembleia, que o sogro de Ciro é parte da gestão estadual, tão duramente criticada pelo ex-presidenciável.
Já Aldigueri ironizou ao dizer que “não deve ser fácil para Ciro ver desmoronar seu projeto político”.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.