Logo O POVO+
Como foi a conversa entre Luizianne e Elmano que descartou prévias no PT
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Como foi a conversa entre Luizianne e Elmano que descartou prévias no PT

À mesa com o aliado e hoje governador do Estado, Luizianne fez apenas um pedido ao chefe do Executivo
Luizianne Lins e Elmano de Freitas, em imagem de arquivo (Foto: Camila de Almeida, em 1º/5/2015)
Foto: Camila de Almeida, em 1º/5/2015 Luizianne Lins e Elmano de Freitas, em imagem de arquivo

Pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins esteve reunida com o governador Elmano de Freitas (PT) durante quase toda a manhã da última segunda-feira, 11, no Palácio da Abolição. Foi a primeira agenda privada entre ambos desde o anúncio da ex-prefeita de que postularia um terceiro mandato no Paço.

À mesa com o aliado, Luizianne fez apenas um pedido ao chefe do Executivo: que se mantivesse afastado do processo interno que define o nome da legenda para concorrer à sucessão de José Sarto (PDT).

De Elmano, a petista ouviu a garantia de que não irá interferir na dinâmica partidária, preservando-se no curso das próximas etapas, até a decisão final da sigla, que deve se dar por volta da última semana de abril.

Até lá, o governador não se mostrará mais ou menos inclinado a apoiar quaisquer nomes, salvo aquele que de fato seja ungido na escolha, que, ao que tudo indica, será por meio do encontro e não de prévias, como preferia LL.

Por esse caminho (encontro), os filiados elegem delegados, que, por sua vez, votam em chapas formadas pelos pretendentes ao Paço Municipal – cinco ao todo, caso não haja desistências.

O primeiro ato – a eleição dos delegados – será deflagrado em 7 de abril e o segundo – a votação em si – está previsto para o dia 21 do mesmo mês.

Cenários

Dentro do PT, há projeções para todos os gostos. Um petista mais entusiasmado com Evandro Leitão, por exemplo, sugeriu que o deputado estadual contabilizaria hoje algo em torno de 65% dos delegados – segundo ele, numa estimativa acanhada.

Já uma aliada de Luizianne projetou uma briga renhida, mas vencida pela deputada com margem mínima, suficiente para levá-la adiante como representante da agremiação.

No encontro, o vencedor ou a vencedora da peleja consagra-se com maioria simples de delegados, ou seja, metade mais um dos apoios. O número final de delegados deve rondar a casa dos 200, um pouco mais ou um pouco menos.

Movimentos de Camilo

Enquanto o PT costurava a duras penas um acordo para evitar prévias no partido, Evandro Leitão, presidente da Assembleia, cumpria agenda em Brasília ao lado do ministro da Educação Camilo Santana e do presidente Lula, com quem ao final posou para foto, sorridente depois do anúncio das seis unidades do IFCE para o Ceará – duas delas na capital cearense.

Em vídeo divulgado pelas redes nessa terça-feira, 12, Camilo atribuiu a Evandro o pedido de construção de mais dois IFCEs em Fortaleza. O aliado agradeceu, passando então a bola ao ministro, numa dobradinha que pressagia o tom de uma potencial campanha para prefeito.

O “timing”, certamente, não foi por acaso: na véspera da reunião do diretório municipal que vai bater o martelo sobre o método de definição de candidatura.

Se o governador Elmano se preserva nessa queda de braço entre petistas, o antecessor no cargo dá passos cada vez mais largos para emplacar Evandro como postulante.

A esse propósito, note-se a presença, na cerimônia de ontem em Brasília, do ex-secretário da Casa Civil Chagas Vieira, nome de absoluta confiança de Camilo.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?