Logo O POVO+
Oposição explora ausência de Sarto às vésperas de convenções
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Oposição explora ausência de Sarto às vésperas de convenções

O pedetista deixou a cadeira num momento relativamente espinhoso da disputa pela reeleição, com a temperatura alta e os adversários mordendo seus calcanhares
PREFEITO José Sarto é defensor da indicação do nome de Roberto Cláudio como candidato governista (Foto: Rodrigo Carvalho/Divulgação)
Foto: Rodrigo Carvalho/Divulgação PREFEITO José Sarto é defensor da indicação do nome de Roberto Cláudio como candidato governista

Como já estava precificado, a oposição tem explorado à vontade a ausência do prefeito José Sarto (PDT), que, por uma semana, saiu de férias com a família, transmitindo o cargo não para o vice ou para o presidente da Câmara, que também estavam fora.

Quem assumiu? O procurador do município. Até aí, jogo jogado, como se diz. Não há qualquer esquisitice nem ineditismo na conduta do gestor. Basta consultarem os anais da política recente.

O timing da folga, embora breve, é que inspira cuidados. O pedetista deixou a cadeira num momento relativamente espinhoso da disputa pela reeleição, com a temperatura alta e os adversários mordendo seus calcanhares.

Expôs-se gratuitamente, então, abrindo o flanco para que os concorrentes nadem de braçada, a exemplo do que fizeram membros da base de Elmano e o líder nas pesquisas e também pré-candidato Capitão Wagner (União).

Sarto e seus estrategistas, todavia, devem ter se reunido antes e ponderado sobre ganhos e perdas, antevendo toda sorte de vídeos e outras mensagens que seriam produzidos a partir da viagem do prefeito e usados durante a campanha eleitoral (é o que qualquer um faria); e, a despeito disso, concluído que, noves fora esse estrago, valeria a pena dar um descanso merecido ao chefe do Executivo.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?