Logo O POVO+
Guimarães se movimenta de olho no Senado em 2026
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Guimarães se movimenta de olho no Senado em 2026

O parlamentar não pareceu resignado ou contrariado, mas disposto a travar uma queda de braço com o "camilismo"
 Deputado federal José Guimarães (primeiro à esquerda) reitera projeto de concorrer a vaga no Senado em 2026 (Foto: Divulgação/Assessoria/José Guimarães)
Foto: Divulgação/Assessoria/José Guimarães Deputado federal José Guimarães (primeiro à esquerda) reitera projeto de concorrer a vaga no Senado em 2026

Líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT) tem mobilizado aliados Ceará adentro de olho na disputa pelo Senado.

À coluna, o petista afirmou que as conversas nesse sentido estão de "vento em popa", acrescentando: "Estou trabalhando muito".

O parlamentar não pareceu resignado ou contrariado, mas disposto a travar uma queda de braço com o "camilismo", sem fechar as portas para um entendimento em torno do melhor desenho da chapa para o ano que vem.

Até lá, todos sabem que muita água passa sob a ponte e que, mais que noutros pleitos, o fator nacional tende a incidir consideravelmente nas urnas.

Assim, a força da oposição não pode ser antecipada de todo agora, em meio a indefinições. Entre aliados, preocupa ainda a situação do governo Elmano, às voltas com dificuldades para emplacar uma proposta para além da mera continuidade de ações dispersas.

Além de Guimarães, há outros interessados na cadeira de senador, tais como Chiquinho Feitosa (Republicanos) e Eunício Oliveira (MDB).

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?