Logo O POVO+
Aliados trabalham para reaproximar os irmãos Cid e Ciro Gomes
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Aliados trabalham para reaproximar os irmãos Cid e Ciro Gomes

Para Ciro, o rompimento de 2022 ainda pesaria, enquanto o entorno dos FG tenta superar o episódio e recompor os laços fraternos
  Cid e Ciro Ferreira Gomes: irmãos romperam durante crise política de 2022 (Foto: Jarbas Oliveira/Agência Estado)
Foto: Jarbas Oliveira/Agência Estado Cid e Ciro Ferreira Gomes: irmãos romperam durante crise política de 2022

Um grupo de interlocutores do senador Cid Gomes (PSB) e do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) entrou em campo para reaproximar os irmãos.

Um aliado de ambos assegurou que o movimento foi deflagrado e que há disposição de Cid de retomar a relação com Ciro, mas que haveria resistência do Ferreira Gomes mais velho.

Para Ciro, o rompimento de 2022 ainda pesaria, enquanto o entorno dos FG tenta superar o episódio e recompor os laços fraternos.

Nesta semana, Cid se manteve praticamente todos os dias na serra da Meruoca, onde tem uma casa para a qual costuma se recolher quando precisa recarregar as baterias políticas.

Ciro, por sua vez, vem mantendo agenda eventual, intercalando atividades locais com programação internacional e viagens – além de travar batalhas judiciais.

O pano de fundo da tentativa de reaproximação são também as eleições de 2026, nas quais Cid e Ciro chegariam mais fortes caso se unissem novamente, garantindo a coesão política familiar.

Hoje, estão ao lado de Cid os irmãos Ivo e Lia Gomes, que mudaram do PDT para o PSB por influência do senador.

Desde a cisão de 2022, Ciro se afastou do cenário mais local, delegando ao ex-prefeito Roberto Cláudio a tarefa de levar adiante os interesses desse bloco do pedetismo.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?