A conversa entre Ciro e Lupi antes do encontro com o PDT
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
A conversa entre Ciro e Lupi antes do encontro com o PDT
Segundo aliados, o encontro com Ciro teria sido na quarta-feira à noite, em jantar. Nele os pedetistas discutiram o cenário local
Foto: Samuel Setubal
Ciro Gomes e Carlos Lupi durante encontro do PDT
Presidente de honra do PDT, o ministro Carlos Lupi se reuniu com o ex-presidenciável Ciro Gomes antes da agenda mantida com membros do partido no Ceará.
Segundo aliados, o encontro com Ciro teria sido na quarta-feira à noite, em jantar. Nele os pedetistas discutiram o cenário local. Lupi teria ouvido mais que falado.
Explica-se: Ciro postula que o PDT deve seguir na oposição em nível local, ou seja, não deve engrossar a base de Elmano de Freitas, tampouco a de Evandro Leitão.
Essa posição é consoante com a de Roberto Cláudio e José Sarto, mas conflitante com a de André Figueiredo (PDT), presidente em exercício da legenda.
Figueiredo, no entanto, pode costurar uma saída que tente harmonizar as pretensões eleitorais de RC e os interesses majoritários da legenda em integrar o arco de sustentação de Evandro.
Oficialmente, sabe-se que o PDT decidiu na última sexta que não decidirá nada agora – nem ano que vem, suspeito, já que esse racha se tornou uma condição constitutiva da realidade da força brizolista hoje.
Extraoficialmente, contudo, os trabalhistas deflagraram o processo eleitoral de 2026 com vistas a uma candidatura própria, seja apoiada por bolsonaristas ou não. Em síntese, isso foi o principal a ser dito da reunião da sexta passada.
Entre pedetistas mais próximos do governismo, esse movimento comporta riscos maiores para o partido, sobretudo por repetir estratégia eleitoral derrotada nas urnas em 2022 e 2024.
Nessas duas disputas, a agremiação bancou as candidaturas de RC e de José Sarto, respectivamente, sem aceitar qualquer composição com o bloco de Camilo Santana (PT). Na primeira, Elmano venceu no primeiro turno. Na segunda, Sarto sequer avançou à fase subsequente.
Perder eleições é do jogo, claro, mas o histórico acumulado de reveses deveria levar Lupi e correligionários a refletirem sobre as consequências de suas escolhas políticas mais recentes, pesando cada uma e ponderando caminhos.
Por outro lado, o que restaria ao grupo de RC e Ciro hoje, senão sustentar um discurso de opositores, administrando essa aproximação com o bolsonarismo?
Pelos gestos de RC e Lupi, as opções estão postas: o ministro até aceita que o PDT tenha candidato à sucessão de Elmano, desde que encabece a chapa – hipótese vista como extravagante dentro do PL de André Fernandes, conforme apuração da coluna.
RC, pelo que se viu, está aberto, ao menos em tese, a mais possibilidades de entendimento eleitoral com União Brasil e PL, sem estabelecer condições de saída.
Como é o próprio RC quem vai dar as cartas no pedetismo local em 2026 (palavras de Lupi), a ver aonde a fricção entre essas duas teses vai conduzir o que sobrou do partido depois da diáspora capitaneada por Cid Gomes rumo ao PSB.
Afinal, uma coisa é RC trabalhar o convencimento interno de que apresentar nome ao Governo é uma alternativa interessante para o PDT.
Outra bem diferente é persuadir deputados federais e estaduais de que essa é uma opção atraente para quem vai buscar se eleger ou reeleger.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.