Grupo de Luizianne discute nome para presidência do PT no Ceará
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Grupo de Luizianne discute nome para presidência do PT no Ceará
Segundo um dos quadros mais próximos de LL, as tratativas agora se dão em torno da possibilidade "de lançarmos chapa unificada do campo de esquerda
Foto: FÁBIO LIMA
Deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins
O grupo da deputada federal Luizianne Lins já discute nome para concorrer à presidência do PT no Ceará. A legenda passa por eleições diretas em julho deste ano.
À coluna, interlocutores da ex-prefeita relataram que o “campo de esquerda”, bloco formado pela petista ainda durante a corrida interna para escolha do candidato à Prefeitura em 2024, começou a debater alternativas para a direção do PT cearense.
Segundo um dos quadros mais próximos de LL, as tratativas agora se dão em torno da possibilidade “de lançarmos chapa unificada do campo de esquerda”.
Por ora, aliados descartam que a própria Luizianne postule a presidência do PT, mas é quase certo que a ex-chefe do Paço apresentará um candidato.
O controle do partido é importante para os grupos que pretendem influir na articulação de candidaturas para o ano que vem, seja de governador, seja de deputado ou de senador.
Atualmente, a deputada federal está afastada do ministro Camilo Santana (Educação), que deve também encaminhar uma chapa para brigar pela direção do PT local.
Hoje, o presidente da agremiação no âmbito estadual é Antonio Conin Filho e no municipal, o deputado Guilherme Sampaio – nenhum dos dois deve tentar a recondução.
Próximos de Camilo, Conin é secretário do governo de Evandro Leitão e Guilherme, parlamentar e ex-coordenador da equipe de transição do novo prefeito.
As atenções de LL, contudo, estão concentradas mesmo é na executiva municipal, onde ela pode ter mais facilidade para construir uma maioria, sobretudo por causa da mudança na votação, que passou a ser direta.
Já para a estadual, a tendência interna no PT é de manutenção da força do deputado federal José Guimarães, que pode ou não fazer uma composição com o grupo de Camilo.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.