Logo O POVO+
O que Ciro disse aos vereadores em reunião na Câmara
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

O que Ciro disse aos vereadores em reunião na Câmara

Por telefone, o pedetista teria afirmado ao grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes (PL) que sua eventual candidatura ao Governo do Estado ano que vem dependeria ainda de uma variável nacional
André Fernandes com vereadores na Câmara Municipal (Foto: Daniel Galber - Especial para O Povo)
Foto: Daniel Galber - Especial para O Povo André Fernandes com vereadores na Câmara Municipal

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) participou remotamente de reunião da oposição mais cedo nesta segunda-feira, 19, na Câmara de Fortaleza.

Por telefone, o pedetista teria afirmado ao grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes (PL) que sua eventual candidatura ao Governo do Estado ano que vem dependeria ainda de uma variável nacional.

Um dos presentes relatou à coluna que, por ora, Ciro se mantém mais preocupado com a corrida pela Presidência em 2026.

Apenas na hipótese de não haver espaço para uma força política entre bolsonarismo e lulismo é que o ex-ministro se voltaria para o quadro local, sob domínio do petismo.

No Ceará, Ciro tem sido cotado como postulante à sucessão de Elmano de Freitas (PT), que deve tentar a recondução.

O ex-candidato trabalhista vem se empenhando em construir uma plataforma de oposição ao lado de lideranças do PL e do União Brasil, a exemplo de Capitão Wagner.

Nesta segunda, Fernandes fez o principal gesto em favor de uma chapa única para o Governo desde o 2º turno das eleições de 2024, quando enfrentou o hoje prefeito Evandro Leitão (PT) com apoio do bloco de Roberto Cláudio e de Wagner.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?