Cid critica Ciro, mas manteve conversas com "bolsonaristas"
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Cid critica Ciro, mas manteve conversas com "bolsonaristas"
Pelas mãos de Cid, agora, Mano é pré-candidato ao Senado e Acilon, a deputado federal
Foto: Tatiana Fortes, em 28/9/2015
Ciro Gomes e Cid Gomes: relação abalada
Embora tenha criticado o irmão Ciro Gomes (PDT) por alianças com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cid Gomes (PSB) também mandou às favas critérios ideológicos mais rigorosos antes de firmar parceria com duas figuras destacadas do conservadorismo no âmbito local.
Uma delas é o deputado federal Júnior Mano, ex-PL e hoje no PSB, apoiador entusiasmado de Bolsonaro em 2022, eleito na onda do então presidente da República ainda em 2018 pelo antigo Patriota.
A partir de 2019, Mano ingressaria no PL, posteriormente domicílio partidário do chefe do Planalto – legenda da qual o parlamentar cearense só sairia em 2025, após a derrota do candidato à reeleição.
Outro quadro desse campo é Acilon Gonçalves, ex-prefeito do Eusébio e membro do PL, agremiação cuja direção chegou a exercer por tempo considerável, antes de ser apeado pelo grupo do deputado federal André Fernandes.
Noves fora seu pragmatismo, de que é exemplo sua metamorfose política atual, Acilon cerrou fileiras com Bolsonaro em 2022, numa composição local com Capitão Wagner (União Brasil), à época candidato ao Governo do Estado.
Pelas mãos de Cid, agora, Mano é pré-candidato ao Senado e Acilon, a deputado federal. Enquanto isso, Ciro aquilata os dotes de Alcides Fernandes (PL) como postulante a senador.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.