Gravações, suspeita de lavagem e elo com prefeito associado a facção: o que vem por aí no inquérito da PF
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Gravações, suspeita de lavagem e elo com prefeito associado a facção: o que vem por aí no inquérito da PF
O processo tramita no STF por implicar político com foro por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado
Foto: Divulgação/Câmara
Deputado federal Junior Mano (PSB-CE)
Inquéritos conduzidos pela PF envolvendo o deputado federal Júnior Mano (PSB) abriram novas frentes de investigação, uma das quais apura se há ligação entre o parlamentar e um prefeito cearense supostamente associado a uma facção criminosa.
Conforme interlocutor que acompanha os trabalhos, a PF se debruça agora sobre horas de conversa e mensagens apreendidas em aparelhos telefônicos do prefeito eleito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB), cassado pela Justiça Eleitoral por suspeita de compra de voto e abuso de poder econômico.
Foragido, o pessebista seria o operador de um esquema que desviava recurso de emendas em municípios do interior. Ele nega a acusação.
Principal alvo da ofensiva recente da PF, Júnior Mano também rejeita ter qualquer ligação com o fato sob a mira das autoridades.
O processo tramita no STF por implicar político com foro por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado.
Mano é cotado ao Senado em 2026. Um dos trunfos do deputado, segundo seu principal aliado, o senador Cid Gomes (PSB), seria o apoio que tem de prefeitos no interior cearense.
Quase uma semana depois de deflagrada a operação da PF, a direção do PSB no Ceará se mantém em silêncio, assim como Cid e boa parte da cúpula do partido no estado.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.