Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Na prática, o PT abriu caminho para a reeleição de Joel, filho do ex-prefeito Braguinha (PSB)
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO
Governador Elmano de Freitas, do PT
O governador Elmano de Freitas (PT) tem evitado se posicionar na eleição suplementar de Santa Quitéria, no interior do Ceará, marcada para 26 de outubro.
Na cidade, concorrem ao Executivo o prefeito interino Joel Barroso (PSB), a ex-vice-prefeita Lígia Protasio (PT) e a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil).
Embora o partido do chefe do Abolição tenha nome na disputa, o diretório local da legenda liberou os vereadores para votarem noutro postulante, esvaziando a própria chapa.
Na prática, o PT abriu caminho para a reeleição de Joel, filho do ex-prefeito Braguinha (PSB), cujo mandato foi cassado por abuso de poder político e econômico.
Por ora, a única liderança petista de relevo a se manifestar sobre o pleito em Santa Quitéria foi o deputado federal José Guimarães, que enquadrou a sigla no município em meio ao silêncio de Elmano.
À coluna, um petista contou que Lígia não se articulou com a bancada de vereadores petistas e que por isso o partido teria decidido não amarrar o voto no bloco do PT.
Outra fonte, contudo, relatou que o libera-geral petista se deu para não melindrar o senador Cid Gomes (PSB), um dos padrinhos da candidatura de Joel.
Convocada depois de processo judicial, a eleição de Santa Quitéria opõe forças do arco de sustentação do governo estadual, tais como PSB e MDB, que está ao lado de Cândida.
Sob clima de tensão, a corrida pela Prefeitura terá reforço extra de forças de segurança para garantir que o pleito transcorra com tranquilidade após suspeitas de elo entre Braguinha e grupos criminosos.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.