Wagner e André Fernandes disputam agenda da segurança pública
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Wagner e André Fernandes disputam agenda da segurança pública
Em 2026, tanto André quanto Wagner projetam recorde de votos para o Legislativo
Foto: FERNANDA BARROS
Capitão Wagner e André Fernandes durante campanha eleitoral pela Prefeitura em 2024
Ambos cotados para a Câmara ano que vem, o deputado federal André Fernandes (PL) e o ex-deputado Capitão Wagner (União) têm disputado entre si a agenda da segurança pública no Ceará, inclusive com passagens por regiões do estado com marcas mais explícitas de violência, a exemplo de um distrito de Morada Nova, onde a dupla gravou vídeos para as redes.
Candidato em 2018 ainda pelo Pros, Wagner foi campeão nas urnas cearenses, com mais de 300 mil votos. Quatro anos depois, abriu mão da reeleição para postular o Governo.
Nesse mesmo pleito de 2022, André foi eleito para a Casa, também como mais votado: foram quase 230 mil sufrágios.
Agora, cada um tenta exercer mais mando de campo nesse território (a destinação de emendas de André para compra de armas é parte dessa estratégia).
Wagner, por outro lado, vem intensificando presença nas redes ao explorar o tema da segurança, antagonizando com figuras de proa do governo Elmano, tal como Chagas Vieira, titular da Casa Civil, com quem o ex-parlamentar mantém embates mais agudos.
Em 2026, tanto André quanto Wagner projetam recorde de votos para o Legislativo. Nessa queda de braço no campo da direita, o nome do PL talvez leve alguma vantagem porque acabou de se submeter a uma eleição da qual tem ainda bastante recall, como foi a corrida pela Prefeitura de Fortaleza.
O dirigente do União Brasil também tenta recuperar terreno como principal liderança oposicionista no estado, posto que divide hoje com Fernandes após o pleito municipal de 2024.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.