Ciro vai priorizar cenário local em discurso de filiação ao PSDB
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Ciro vai priorizar cenário local em discurso de filiação ao PSDB
De volta ao tucanato cearense, o agora ex-pedetista estará cercado de velhos e novos aliados
Foto: AURÉLIO ALVES
Ciro Gomes se filia ao PSDB nesta quarta, 22
O tom do discurso de filiação de Ciro Gomes ao PSDB nesta quarta, 22, vai dar pistas sobre 2026. Nele, o ex-presidenciável deve manter foco no quadro local, concentrando-se sobretudo no binômio economia / segurança.
De volta ao tucanato cearense, o agora ex-pedetista estará cercado de velhos e novos aliados. Entre os primeiros, o de maior peso é o ex-senador Tasso Jereissati, principal fiador do retorno do amigo e parceiro político às fileiras da legenda social-democrata.
Entre os novos, evidentemente está o deputado federal André Fernandes, cuja participação na agenda está confirmada – embora não se saiba ainda se ele de fato marcará presença.
De todo modo, trata-se de coalização inédita no cenário político local. Não apenas porque as forças de oposição parecem estar dispostas a um alinhamento de difícil engenharia, mas porque, catalisando esse movimento, há uma liderança que conhece bem o lado de lá do balcão.
Afinal, Ciro integrou o projeto governista até 2022, quando se deu o rompimento com Camilo Santana em torno da escolha do candidato ao Governo naquele ano. À época, o petista queria Izolda Cela, mas Ciro preferiu Roberto Cláudio, e o resto é história.
De lá para cá, o mais velho dos Ferreira Gomes ensaiou uma retirada do time de campo, tal como já fizera Tasso em 2010, anunciando uma aposentadoria que, uma década e meia depois, nunca veio.
Amanhã, estarão ambos no mesmo palco-palanque, passadas quatro décadas desde a eleição de Tasso para o Cambeba, em 1986.
Por tudo isso, não é um ato qualquer de filiação o que se projeta, mas uma espécie de evento deflagrador das articulações eleitorais tanto da parte do governismo quanto do bloco anti-PT.
A despeito do discurso com ênfase no Ceará, porém, dificilmente Ciro deve se apresentar com figurino já de pré-candidato ao Governo, ainda que não seja prudente descartar essa hipótese.
Ou seja, pode ser que, contagiado pela audiência, o ex-governador acabe antecipando suas escolhas. Ou pode ser que não.
Sobre isso, escrevi nesta semana que não faz bem para a oposição uma indefinição prolongada acerca de quem deve ser o cabeça da chapa para enfrentar Elmano nas urnas. Veja-se o que acontece no plano nacional, por exemplo, com a pauta desse grupo sequestrada pelo bolsonarismo, empurrando as conversas para 2026 e dificultando a consolidação das estratégias.
O mesmo pode se repetir no âmbito cearense caso se mantenha uma dúvida em relação a quem será realmente o representante desse bloco na corrida: Ciro, RC ou Eduardo Girão – ou um outro nome até aqui não cotado.
Se isso ocorrer, o prejuízo pode ser considerável, tal como vem sendo para a oposição a Lula, que cresce também no vácuo de erros cometidos por seus adversários, um dos quais é essa falta de clareza quanto a seu candidato e a uma plataforma de governança palpável para o eleitorado.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.