Lobby das construtoras pressiona Evandro a rever Plano Diretor
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Lobby das construtoras pressiona Evandro a rever Plano Diretor
Quando o líder de Evandro na Câmara advoga harmonizar interesses incompatíveis no Plano Diretor, então, sabe-se de antemão que um lado vai sair perdendo
Foto: FÁBIO LIMA
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do PT
Há um mal-estar entre a gestão de Evandro Leitão (PT) e o setor da construção em torno do novo Plano Diretor de Fortaleza. Esse sentimento já chegou ao Paço por vias diversas.
Para essas empresas, o documento proposto congela a ampliação de limites à expansão do mercado imobiliário na capital cearense, o que pode comprometer estimativas de ganho projetadas para 2026 a 2028, ano de tentativa de reeleição do prefeito.
Esse lobby deve se incorporar às emendas da base de Evandro, cujas sugestões tendem a desmatar as partes acrescidas quando do processo de elaboração e aprovação da minuta do plano pelos conferencistas.
Quando o líder de Evandro na Câmara advoga harmonizar interesses incompatíveis no Plano Diretor, então, sabe-se de antemão que um lado vai sair perdendo - e que lado é esse.
Por ora, o chefe do Executivo ainda estuda compatibilizar proteção ambiental e interesses econômicos, de modo a não contratar uma crise na relação com segmentos que detêm poder de barganha e pressão.
Noutra ponta, todavia, setores da sociedade já "cantaram a pedra", devendo começar desde agora a mobilizar ativistas e demais interessados no tema para ampliar o debate, fazendo-o chegar com mais força na arena pública.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.