Logo O POVO+
Lobby das construtoras pressiona Evandro a rever Plano Diretor
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Lobby das construtoras pressiona Evandro a rever Plano Diretor

Quando o líder de Evandro na Câmara advoga harmonizar interesses incompatíveis no Plano Diretor, então, sabe-se de antemão que um lado vai sair perdendo
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do PT (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do PT

Há um mal-estar entre a gestão de Evandro Leitão (PT) e o setor da construção em torno do novo Plano Diretor de Fortaleza. Esse sentimento já chegou ao Paço por vias diversas.

Para essas empresas, o documento proposto congela a ampliação de limites à expansão do mercado imobiliário na capital cearense, o que pode comprometer estimativas de ganho projetadas para 2026 a 2028, ano de tentativa de reeleição do prefeito.

Esse lobby deve se incorporar às emendas da base de Evandro, cujas sugestões tendem a desmatar as partes acrescidas quando do processo de elaboração e aprovação da minuta do plano pelos conferencistas.

Quando o líder de Evandro na Câmara advoga harmonizar interesses incompatíveis no Plano Diretor, então, sabe-se de antemão que um lado vai sair perdendo - e que lado é esse.

Por ora, o chefe do Executivo ainda estuda compatibilizar proteção ambiental e interesses econômicos, de modo a não contratar uma crise na relação com segmentos que detêm poder de barganha e pressão.

Noutra ponta, todavia, setores da sociedade já "cantaram a pedra", devendo começar desde agora a mobilizar ativistas e demais interessados no tema para ampliar o debate, fazendo-o chegar com mais força na arena pública.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?