Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Foto: Kayo Magalhaes/Agência Câmara
Mauro Filho, deputado federal do PDT
A pouco mais de cinco meses da janela partidária, o deputado federal Mauro Filho (PDT) mantém segredo sobre seu futuro político.
Nome mais próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) entre os quadros trabalhistas, Mauro havia sinalizado que poderia deixar a sigla pela qual se elegeu para vaga na Câmara.
Um dos possíveis destinos seria o ninho tucano, no qual Ciro se abrigou depois de se desfiliar do pedetismo.
O parlamentar, contudo, vem sendo pressionado pelo governismo cearense a continuar no PDT, concorrendo a novo mandato ano que vem.
O apelo, transmitido ao deputado pela base de Elmano de Freitas, pretende conter uma debandada na agremiação sob comando do também federal André Figueiredo.
Ocorre que os vínculos de Mauro com Ciro têm pesado também. A um interlocutor, o ainda pedetista teria admitido que só baterá martelo em 2026, após rodadas de conversas com o Ferreira Gomes e outros aliados.
Dentro do PSDB no Ceará, no entanto, há expectativa de que o brizolista assine a ficha de entrada no partido social-democrata.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.