Logo O POVO+
Cid diz que Camilo fora do MEC é "fantasma" para Elmano
Comentar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Cid diz que Camilo fora do MEC é "fantasma" para Elmano

Essa é a primeira vez que o senador do PSB Cid Gomes comenta a possível saída de Camilo do ministério
Comentar
Camilo Santana (PT) e Cid Gomes (PSB) (Foto:  Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Camilo Santana (PT) e Cid Gomes (PSB)

O senador Cid Gomes (PSB) afirmou que o ministro Camilo Santana (Educação) “é uma sombra para o governador” Elmano de Freitas, que deve tentar a reeleição em 2026.

Para Cid, contudo, se Camilo de fato se desincompatibilizar da pasta e ficar livre em março, como vem sustentando o petista, deixa de ser apenas uma sombra para se tornar um fantasma para o chefe do Abolição.

“Se ele (Camilo) sair (do MEC), isso é terrível para o Elmano. O Camilo, como foi um excelente governador, saiu muito bem avaliado, ele não deixa de ser uma sombra para o governador Elmano. Agora, se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma”, respondeu Cid em entrevista à Folha de S. Paulo.

Essa é a primeira vez que o senador do PSB comenta a possível saída de Camilo do ministério.

Dentro da base de Elmano, esse movimento libera Camilo seja para concorrer ao Governo do Estado no lugar do atual mandatário, seja para pleitear outro cargo na disputa.

Em conversa recente, o ex-governador descartou postular o Executivo estadual. Segundo ele, o candidato do bloco governista é Elmano de Freitas, ainda que o adversário seja o ex-presidenciável Ciro Gomes, agora de volta ao PSDB.

Internamente, porém, uma parcela de membros do arco de sustentação da gestão petista vem defendendo que Camilo concorra ao Governo na hipótese de Ciro sair candidato.

Pesquisas das últimas semanas indicam liderança do tucano em cenários nos quais o escolhido para a corrida é Elmano. O ex-ministro, contudo, fica atrás de Camilo quando o chefe do MEC é testado como postulante em 2026.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?