Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
O senador Cid Gomes (PSB) afirmou que o ministro Camilo Santana (Educação) “é uma sombra para o governador” Elmano de Freitas, que deve tentar a reeleição em 2026.
Para Cid, contudo, se Camilo de fato se desincompatibilizar da pasta e ficar livre em março, como vem sustentando o petista, deixa de ser apenas uma sombra para se tornar um fantasma para o chefe do Abolição.
“Se ele (Camilo) sair (do MEC), isso é terrível para o Elmano. O Camilo, como foi um excelente governador, saiu muito bem avaliado, ele não deixa de ser uma sombra para o governador Elmano. Agora, se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma”, respondeu Cid em entrevista à Folha de S. Paulo.
Essa é a primeira vez que o senador do PSB comenta a possível saída de Camilo do ministério.
Dentro da base de Elmano, esse movimento libera Camilo seja para concorrer ao Governo do Estado no lugar do atual mandatário, seja para pleitear outro cargo na disputa.
Em conversa recente, o ex-governador descartou postular o Executivo estadual. Segundo ele, o candidato do bloco governista é Elmano de Freitas, ainda que o adversário seja o ex-presidenciável Ciro Gomes, agora de volta ao PSDB.
Internamente, porém, uma parcela de membros do arco de sustentação da gestão petista vem defendendo que Camilo concorra ao Governo na hipótese de Ciro sair candidato.
Pesquisas das últimas semanas indicam liderança do tucano em cenários nos quais o escolhido para a corrida é Elmano. O ex-ministro, contudo, fica atrás de Camilo quando o chefe do MEC é testado como postulante em 2026.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.