Logo O POVO+
Guimarães reafirma candidatura ao Senado: "Estou em pré-campanha"
Comentar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Guimarães reafirma candidatura ao Senado: "Estou em pré-campanha"

No último fim de semana, o líder do governo Lula na Câmara visitou municípios cearenses a fim de ampliar apoios a seu nome
Comentar
Deputado federal e líder do Governo Lula, José Guimarães (PT) (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Deputado federal e líder do Governo Lula, José Guimarães (PT)

O deputado federal José Guimarães (PT) reafirma candidatura ao Senado em 2026.

“Eu estou em pré-campanha e os outros, parados”, diz, referindo-se aos demais pretendentes a uma cadeira na Câmara Alta pela chapa governista.

Além do petista, estão no páreo os também deputados Júnior Mano (PSB), Eunício Oliveira (MDB) e Luizianne Lins (PT).

No último fim de semana, o líder do governo Lula na Câmara visitou municípios cearenses a fim de ampliar apoios a seu nome.

Guimarães dividiu parte dessa agenda com o governador Elmano de Freitas, do PT.

Segundo o parlamentar, no dia 2 de fevereiro, a legenda tem reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral “para bater o martelo sobre o mapa de candidaturas nos estados”, entre os quais o Ceará.

Guimarães afirma que sua candidatura está acertada previamente com Gleisi Hoffmann e Edinho Silva, presidente do PT.

A intenção da sigla é reforçar bancada no Senado. Para tanto, deve lançar o máximo de quadros para postular cadeira.

Dentro da base, contudo, a disputa por uma vaga no bloco é grande. Como esforço para consolidar o arco de aliados, Elmano vem tentando atrair figuras como Moses Rodrigues, do União Brasil, mais ligado ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro e adversário de primeira hora do senador Cid Gomes, do PSB.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?