Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Foto: FERNANDA BARROS
Governador Elmano de Freitas
Caso as articulações nacionais se consolidem para as eleições de 2026, a base do governador Elmano de Freitas (PT) poderá perder até três partidos: PSD, PP e MDB.
A movimentação mais recente foi a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que desembarcou no PSD para reforçar a tendência de oposição dentro da legenda.
Caiado chegou à agremiação de Gilberto Kassab com a promessa de que deve ser candidato à Presidência.
O chefe do Executivo se soma a Eduardo Leite e Ratinho Junior, ambos gestores.
As chances de o PSD apresentar candidatura majoritária ao Planalto, contudo, ainda dependem de uma série de costuras.
Em entrevista, o dirigente nacional descartou, no entanto, que uma eventual postulação tenha objetivo de abrir fogo contra o presidente Lula.
No âmbito local, Elmano tenta evitar a saída dessas forças políticas. Uma das estratégias é forçar as direções a liberar as representações estaduais para deliberarem sobre os rumos dos partidos.
Paralelamente, o Abolição não desistiu de fisgar a federação União Brasil e PP.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.