Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Diz-se vulgarmente forró das antigas sobre esse cancioneiro já passado, que marcou época nas casas de show como Três Amores e também nas vãs do transporte alternativo. O forró cuja marca principal é o desamparo amoroso, a queda súbita na agonia da falta desse outro que se evadiu, a saudade marcada a fogo no corpo.
Ao contrário do que o nome sugere, porém, o forró das antigas não passou. Permanece atual, falando ao presente como a boa música que é. Responde às demandas do agora com as mesmas letras glicosadas que transpunham para o ritmo característico as dores e impasses do ente apaixonado daqueles anos 1990, quando boa parte dessa produção se firmou e os adultos de hoje eram apenas adolescentes.
Veja-se o exemplo da Noda de Caju, uma banda cuja singularidade começa já na corruptela do próprio nome e se estende a seus sucessos que ecoam tanto tempo depois, como é o caso de Pétalas neon. Ao piano suave que abre a canção, certamente dedilhado numa performance visceral nos DVDs ao vivo, segue-se a clássica vinheta ("Se apaixone como nunca com Noda de Caju, o vício do forró") para, só então, começar de fato a música, um hino de qualquer forrozeiro que preze ontem, hoje e sempre.
Pétalas neon decanta, em poucos minutos, o temário de todo o forró das antigas: o interdito amoroso, a quebra do encantamento, o sentimento do equívoco diante da tentação e a promessa, nunca concretizada, de retorno ao idílio inaugural. É, por assim dizer, uma súmula de época e cartão de visitas, porta de entrada e de saída do universo do forró ultrarromântico e intenso desses anos em que a desmedida passional era o principal atributo dos relacionamentos e no qual o ímpeto inconsequente era uma qualidade não apenas pessoal, mas estética (que outro artista teria ousadia suficiente para rimar "basta olhar no céu azul e dizer I love you"? Nem Tom Zé).
Ora, a explicação para esse destemor musical reside no fato de que o forró das antigas nasceu nesse contexto de comunicação precária, sem mensagens instantâneas, no qual os enamorados tinham de aguardar o fim de semana e o baixo custo das ligações telefônicas para falar sob preço de apenas um pulso. Entre o amante e seu objeto de desejo, portanto, erguia-se um mundo de obstáculos, da dificuldade de transporte até as complexas engrenagens das agendas sociais.
É nesse ambiente e imbuído desse espírito docemente iconoclasta que foram escritas letras inesquecíveis, como Me usa (Momentos de amor/quero com você...), da Magníficos; Hoje à noite (A noite passa devagar/Estou aqui deitado só), do Calcinha Preta; e Diga sim pra mim (Então case-se comigo numa noite de luar/Ou na manhã de um domingo a beira-mar), da Desejo de Menina.
Três portentos do forró das antigas, essas bandas representam a quintessência do gênero. Um encontro entre elas seria como reunir, num mesmo seminário, Heidegger, Benjamin e Wittgenstein. Ou ver jogando no mesmo time Romário, Zidane e Pelé.
Nada se compara, todavia, a Planeta de cores, do Forrozão Tropykália, uma música tão especialmente única que merece uma crônica apenas para ela - metade para falar da canção e a outra metade para reconhecer no timbre 80% anasalado do vocalista um dos pontos mais altos do forró das antigas.
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