Logo O POVO+
De olho em 2020, Capitão Wagner deve deixar o Pros e ir para o DEM
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

De olho em 2020, Capitão Wagner deve deixar o Pros e ir para o DEM

Deputado federal Capitão Wagner deve sair do Pros e se filiar ao DEM. Parlamentar traça estratégia para se fortalecer na disputa pela Prefeitura
Tipo Notícia
FORTALEZA, CE, BRASIL, 02-09-2019: Capitão Wagner, deputado federal (Pros-Ce). Evento para oficializar o apoio do Avante ao capitão Wagner na Assembléia Legislativa. (Foto: Júlio Caesar/O POVO) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA, CE, BRASIL, 02-09-2019: Capitão Wagner, deputado federal (Pros-Ce). Evento para oficializar o apoio do Avante ao capitão Wagner na Assembléia Legislativa. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Atualizada às 16h12min

Deputado federal, Capitão Wagner deve deixar o Pros para se filiar ao DEM. A decisão foi tomada em reunião hoje pela manhã, em Fortaleza.

O anúncio será feito nos próximos dias. 

A mudança de domicílio partidário é mais um passo nas costuras do parlamentar para 2020. Wagner, que é pré-candidato a prefeito de Fortaleza, conta com apoio de Pros, Avante, Podemos e PSC.

A reunião contou com participação de integrantes da cúpula do partido em Fortaleza.

Em julho passado, o DEM foi alvo de intervenção nacional da legenda. A executiva estadual da agremiação foi dissolvida e seu presidente, Chiquinho Feitosa, destituído. 

Naquele momento, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Governo Federal, Mayra Pinheiro, admitiu conversas com o presidente da legenda, o prefeito de Salvador ACM Neto.

Cinco dias depois, porém, Feitosa retomou o controle do partido, e a ida de Mayra não se confirmou.

Em Fortaleza, o DEM está na base do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do governador do Estado, Camilo Santana (PT).

Em conversa com O POVO nesta terça-feira, Mayra afirmou que pode ingressar no DEM sob a condição de que "ele deixe a base do PT no Ceará". A secretária acrescentou: "Não vou participar de partidos que estejam alinhados com projetos de esquerda e com pautas contra a vida". 

A assessoria de comunicação de Capitão Wagner informou que o deputado federal recebeu convite de ACM Neto para ir para o DEM, mas não decidiu "ainda" mudar de partido pois isso "depende de uma construção ainda complexa". Segundo a assessoria, o deputado se reuniu, na manhã desta terça, "para tratar das conjunturas políticas na cidade de Caucaia".

Após a divulgação da nota, fonte ligada ao capitão sustentou à coluna que a decisão já foi tomada.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?