Advogado de Bolsonaro denuncia compra de diretórios do PSL no Ceará e outros três estados
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Advogado de Bolsonaro denuncia compra de diretórios do PSL no Ceará e outros três estados
Admar Gonzaga, advogado de Jair Bolsonaro, disse ter provas de compra de diretóriso do PSL no Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba. Defensor quer pente-fino na legenda
Foto: Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
Advogado de Jair Bolsonaro, Admar Gonzaga quer pente-fino no PSL
Admar Gonzaga, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça e hoje advogado do presidente Jair Bolsonaro, denunciou a compra de diretórios do PSL no Ceará e em outros três estados: São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraíba.
Segundo o defensor, esses são locais onde ele identificou fortes suspeitas de transações financeiras em torno dos comandos do partido.
Ao jornal “Valor Econômico”, Gonzaga e Karina Kufa, advogada eleitoral de Bolsonaro, afirmaram possuir “muito material que nos empolgou e nos deu a percepção, a percepção não, a certeza de que estamos no caminho certo”.
Segundo Gonzaga, o grupo tem “muitas confirmações (de compra de diretório), mas não posso dizer para você agora o que é o que”.
Na mesma entrevista, o advogado disse: “Diretório não se compra, nem voto. E isso tem de ser investigado, porque naturalmente essa questão ela acaba não indo para conta nenhuma”.
Ainda de acordo com ele, há indício de que o dinheiro do fundo partidário foi desviado dentro da legenda.
No Ceará, o PSL é presidido pelo deputado federal Heitor Freire. À coluna, o parlamentar disse que é favorável a uma auditoria nas contas do partido, como sugeriu Bolsonaro.
“Apoio, sim, a auditoria. Inclusive fui o primeiro, com o PSL Ceará, a implantar um programa de compliance para garantir mais transparência nos processos internos”, afirmou. “Eu acredito que quem não deve, não teme.”
Freire é alvo de pedido de afastamento do comando da legenda apresentado pelos correligionários André Fernandes e Delegado Cavalcante, ambos deputados estaduais.
Os pesselistas acusam o presidente da legenda no Ceará de mau uso de verba pública e de distribuir diretórios municipais entre aliados e até pessoas não filiadas ao partido.
Bolsonaro trava guerra aberta com o PSL desde a semana passada, quando disse que o presidente nacional da sigla, deputado federal Luciano Bivar (PE), está queimado.
Na última terça-feira, a PF cumpriu ação de busca e apreensão em endereços ligados a Bivar em Pernambuco. Bivar é investigado no caso das candidaturas de laranjas.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.