Logo O POVO+
Edifício Andréa: Crea-CE ainda não localizou engenheiro civil responsável por obra no Edifício Andréa
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Edifício Andréa: Crea-CE ainda não localizou engenheiro civil responsável por obra no Edifício Andréa

Engenheiro civil, Andreson Gonzaga assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que informa sobre o início das obras no Edifício Andréa
Tipo Notícia
PARENTES de vítimas, bombeiros militares e civis, socorristas, voluntários, políticos e religiosos circulam pelo local do desabamento (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo PARENTES de vítimas, bombeiros militares e civis, socorristas, voluntários, políticos e religiosos circulam pelo local do desabamento

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) ainda não conseguiu localizar o engenheiro José Andreson Gonzaga dos Santos, que assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) enviada ao órgão na última segunda-feira, 14, um dia antes do desabamento do prédio.

Até agora, três pessoas morreram e 10 foram resgatadas com vida. Ao menos oito estão desaparecidas, segundo os Bombeiros.

De acordo com o Crea-CE, Andreson não tem atendido as ligações nem retornado mensagens. “Ninguém conseguiu falar com ele. Não temos relatos de problemas nos serviços que ele fez”, afirma o presidente da entidade, Emanuel Neto.

O POVO apurou que Andreson é recém-formado numa universidade particular de Fortaleza. Tem uma empresa de engenharia, a Alpha, que funciona num escritório compartilhado na rua Barbosa de Freitas, na Aldeota.

No local, uma das sócias do negócio falou que o engenheiro utiliza o espaço virtualmente, apenas para receber correspondências. O valor do aluguel cobrado é de R$ 120 mensais. O contrato foi assinado em junho do ano passado e renovado neste ano.

Procurado pela reportagem, Andreson não atendeu os telefonemas. Numa de suas postagens mais recentes nas redes sociais, datada de 5 de julho deste ano, o engenheiro escreveu: “Só agradecer a Deus por estar trabalhando no que me faz feliz!!!”. 

Na mesma plataforma, o profissional divulgava os trabalhos que vinha realizando como engenheiro, da reforma de fachada de edifícios até a pintura de galpões.

O presidente do Crea-CE afirma que uma comissão está reunindo documentação sobre o caso do Edifício Andréa. “Temos uma comissão para averiguar a conduta (do engenheiro)”, disse Neto. Depois disso, o grupo encaminha os papéis para a Câmara de Engenharia Civil, que produz um relatório, levado à Comissão de Ética.

É essa instância que decide pela eventual sanção administrativa a ser aplicada a Andreson, que pode chegar à suspensão de seu registro no Crea-CE.

Na esfera criminal, a Polícia Civil abriu investigação para apurar responsabilidades pelo desabamento. Oito pessoas já foram ouvidas.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?