Logo O POVO+
Deputado acusa Heitor Freire de vazar áudio de conversa em que Bolsonaro articula queda de líder do PSL
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Deputado acusa Heitor Freire de vazar áudio de conversa em que Bolsonaro articula queda de líder do PSL

Deputado estadual André Fernandes afirma que Heitor Freire, presidente do PSL no Ceará, gravou e vazou conversa em que Bolsonaro articula saída de Delegado Waldir da liderança do partido na Câmara
Tipo Notícia
Deputado federal Heitor Freire, presidente do PSL no Ceará, à frente de Lucas Fiuza, ex-presidente do PSL em Fortaleza (Foto: Mauri Melo)  (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Deputado federal Heitor Freire, presidente do PSL no Ceará, à frente de Lucas Fiuza, ex-presidente do PSL em Fortaleza (Foto: Mauri Melo)

O deputado estadual André Fernandes (PSL) acusa o presidente do partido no Ceará, deputado federal Heitor Freire, de vazar conversa em que o presidente da República Jair Bolsonaro articula a substituição do deputado Delegado Waldir da liderança da sigla na Câmara.

Dentro do Planalto, a suspeita é de que Freire foi o responsável por gravar diálogo com Bolsonaro de divulgá-lo.

Nos áudios vazados nessa quarta-feira, o presidente fala abertamente sobre coleta de assinaturas para afastar Delegado Waldir do posto de líder, colocando em seu lugar o filho, o também deputado Eduardo Bolsonaro.

Ontem, parlamentares do PSL apresentaram duas listas na secretaria da Câmara: uma para tirar Waldir e outra para mantê-lo. Freire votou pela sua manutenção.  

Procurado, o deputado Heitor Freire ainda não respondeu. Após divulgação do episódio, o parlamentar cearense suspendeu todas as suas contas nas redes sociais.  

Em entrevista hoje pela manhã, ao deixar o Planalto, Bolsonaro admitiu ter falado com parlamentares do PSL ontem à noite.

“Me gravaram? Deram uma de jornalista? Eu converso com deputados, eu não trato publicamente deste assunto”, disse. Em seguida, afirmou: “Se alguém entrou, grampeou telefone, primeiro é uma desonestidade”.

Essa queda de braço é mais um episódio na briga entre Bolsonaro e o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, investigado por suspeita de liderar esquema de candidaturas laranjas em Pernambuco. 

Na semana passada, ao gravar um vídeo com um apoiador na saída do Planalto, o chefe do Executivo recomendou que ele não mencionasse Bivar, que estaria "queimado". 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?