Logo O POVO+
Voto de ministra Rosa Weber abre caminho para Supremo soltar Lula
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Voto de ministra Rosa Weber abre caminho para Supremo soltar Lula

Supremo Tribunal Federal (STF) retoma julgamento de prisão em segunda instância. Voto decisivo, Rosa Weber se posicionou contra a prisão antes do trânsito em julgado
Tipo Notícia
Ministra Rosa Weber  (Foto: Carlos Moura/STF)
Foto: Carlos Moura/STF Ministra Rosa Weber

Considerada voto decisivo, Rosa Weber se posicionou contra a autorização da execução provisória da pena em segunda instância e abriu caminho para que o Supremo Tribunal Federal reveja entendimento sobre o tema, fixado desde 2016. A decisão beneficiaria todos os presos nessa condição, entre eles o ex-presidente Lula, condenado em processo na Lava Jato.

Até agora, votaram a favor da prisão os ministros Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Relator das duas ações em análise, liberadas para voto desde 2017 mas só agora apreciadas, Marco Aurélio foi contra a medida.

Ainda faltam seis ministros: Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Dias Toffolli.

Dos seis, ao menos quatro já demonstraram, noutras votações, opinião contrária à prisão em segunda instância: Mendes, Mello, Lewandowski e Toffoli.

Caso esse cenário se confirme, o Supremo estará radicalmente dividido: cinco ministros contra e cinco favoráveis. Caberá a Toffoli, portanto, o voto de minerva.

Pela extensão dos votos, porém, dificilmente o julgamento deve se encerrar ainda nesta quinta-feira.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?