Logo O POVO+
Empresário que agrediu funcionária grávida já foi punido em processo disciplinar na UFC
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Empresário que agrediu funcionária grávida já foi punido em processo disciplinar na UFC

Professor do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Viriato já foi alvo de processo disciplinar. Empresário é acusado de agredir uma mulher
Tipo Notícia
Nota de repúdio do restaurante Le Cuisinier (Foto: Viriato )
Foto: Viriato Nota de repúdio do restaurante Le Cuisinier

Acusado de agredir uma funcionária grávida em um restaurante de Fortaleza na última sexta-feira, 1º/11, o empresário Rodrigo Viriato, chef do Café Viriato, já foi alvo de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professor do curso de Gastronomia.

Viriato, que ministra uma disciplina na graduação sobre gestão de pessoas e serviços no Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC), foi punido com advertência por “manifestação de desapreço” e por “falta de urbanidade” em sala de aula, segundo os artigos 116 e 117 da lei 8.112/1990. A norma institui o Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, segundo informou a instituição.

A assessoria da UFC não esclareceu, porém, sobre o que teria originado o processo contra Viriato, tampouco a data em que o PAD se desenrolou. Ontem, o empresário pediu licença de suas funções por motivo de saúde. Ele foi procurado, mas não deu retorno à reportagem.

Conforme O POVO mostrou hoje, a Polícia investiga a agressão, ocorrida no restaurante Le Cuisinier, no bairro Parque Manibura. Imagens das câmeras do local foram solicitadas e o empresário será notificado. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, um boletim de ocorrência foi aberto.

Formado em Ciências Contábeis com mestrado em Educação pela UFC, Viriato é especialista em cozinha francesa. É professor da universidade desde 2011, com dedicação exclusiva em regime de 40 horas. Em seu perfil na plataforma Lattes, ele informa ser docente do programa de pós-graduação em gastronomia da Fanor (Faculdades do Nordeste), na área de “Cozinha das Américas e Gestão de A&B”.

Como empresário, está à frente do Grupo Alice’s há 27 anos. É proprietário de “diversos restaurantes e negócios ligados à alimentação” na capital cearense. Tem formação em “Coaching Integral Sistêmico pela Febracis, com especial interesse em aperfeiçoamento profissional e pessoal”.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?