Logo O POVO+
Juiz cearense decide que MP do Emprego "Verde Amarelo" é inconstitucional
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Juiz cearense decide que MP do Emprego "Verde Amarelo" é inconstitucional

Decisão de juiz do Trabalho no Ceará é a primeira do Brasil a considerar a Medida Provisória 905 como inconstitucional. Sentença foi proferida na última sexta-feira
Tipo Notícia
O presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante cerimônia de assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas no país. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante cerimônia de assinatura do decreto que flexibiliza a posse de armas no país.

Decisão do juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza aponta que a Medida Provisória 905, que institui o contrato de trabalho “Verde e Amarelo”, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, é inconstitucional.

Proferida pelo magistrado Germano Silveira de Siqueira na última sexta-feira, 22, a sentença diz respeito à disputa entre um ex-empregado da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a companhia. Para aplicar as sanções previstas, Siqueira afastou previamente a constitucionalidade da MP, que tem validade imediata, mas precisa ser votada no Congresso.

Na justificativa, o juiz fixou juros e correção monetária de crédito trabalhista a partir da data do ajuizamento da ação, e não do proferimento da sentença anunciada, como estipula a MP do Governo Federal.

Segundo a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), essa foi a primeira decisão no País a contrariar a MP 905, que criou um novo marco legal para contratações de trabalhadores na faixa dos 18 anos aos 29 anos, no período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Entre outras medidas embutidas na MP assinada por Bolsonaro e considerada como uma nova reforma trabalhista, houve flexibilização das normas de fiscalização, permissão para abertura de bancos aos sábados e domingos, taxação de seguro-desemprego e modificação nos valores das multas para empregadores e empregados.

De acordo o juiz do Trabalho no Ceará, que já presidiu a Anamatra no biênio 2015/2017, “as Medidas Provisórias não podem ser banalizadas, como se o presidente da República resolvesse, de uma hora para outra, em gesto autoritário descabido, fazer-se substituir ao Congresso Nacional brasileiro, atropelando o processo legislativo em sua dinâmica política natural”.

Para ele, “levando em conta essas considerações e examinada a exposição de motivos da MP 905, pode-se dizer que os requisitos constitucionais de urgência e relevância absolutamente não foram observados, comprometendo a sua integral eficácia”.

Siqueira afirma ainda que “não há fato novo e urgente e muito menos relevante a exigir intervenção na realidade normativa por Medida Provisória, o que é patentemente aferível (conforme precedentes e fatos mencionados), devendo todo esse conjunto de regras ser submetido ao Congresso Nacional e debatido nos termos do Regimento Interno das Casas Legislativas”.

O titular da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza conclui então que, “por desatendimento ao caput do artigo 62 da Constituição, declaro, incidentalmente, a inconstitucionalidade formal da MP nº. 905, deixando de aplicar quaisquer de seus dispositivos no presente feito nos temas eventualmente pertinentes que a ampla regulação proposta”.

No Congresso, a MP de Bolsonaro também é alvo de questionamentos desde que foi editada. Para especialistas, a decisão deveria ter sido encaminhada por projeto de lei, e não por Medida Provisória, visto que alterava um conjunto significativo de itens da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Exposta a consulta pública online pelo Senado, o texto apresentado foi rejeitado pelos usuários. Até o dia 14, três dias depois da edição da medida, 34.144 internautas declararam ser contra o texto no sistema de consulta - 663 se manifestaram favoráveis.

Neste ano, apenas a Medida Provisória da Liberdade Econômica recebeu um volume maior de reações no sistema do Senado - foram 41,8 mil votos nos quatro meses de tramitação.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?