Logo O POVO+
Desfigurado, pacote anticrime de Moro é aprovado na Câmara
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Desfigurado, pacote anticrime de Moro é aprovado na Câmara

Em derrota para Moro, conjunto de medidas de segurança foi aprovado sem que pontos defendidos por ministro da Justiça fizessem parte do pacote, que segue ao Senado
Tipo Notícia
Bolsonaro e Moro: a disputa que dará o rumo da política brasileira (Foto: IsaacAmorim/AG.MJ)
Foto: IsaacAmorim/AG.MJ Bolsonaro e Moro: a disputa que dará o rumo da política brasileira

A Câmara dos Deputados aprovou por 408 votos o pacote anticrime do ministro Sergio Moro (Justiça). A medida, porém, segue ao Senado sem os principais pontos defendidos pelo ex-juiz, como o excludente de ilicitude, a prisão em segunda instância e o “plea bargain”, expediente que permite negociação direta entre as partes a fim de evitar demora no processo penal.

Na prática, a aprovação representa uma derrota para Moro, que ainda lutava para que esses pontos fosse reincluídos na proposta. Dentre eles, o principal era o excludente de ilicitude.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro até tentou apelar a deputados para que repensassem o pacote, mas uma articulação de partidos de centro acabou aprovando um texto alternativo ao que havia sido apresentado pelo ministro.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?