Logo O POVO+
Subconselho de Ética da Assembleia vai votar novamente parecer contra André Fernandes
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Subconselho de Ética da Assembleia vai votar novamente parecer contra André Fernandes

Presidente do Conselho de Ética da Casa, o deputado Antônio Granja (PDT) determinou que processo contra André Fernandes (PSL) volte ao subconselho para a análise de três preliminares apontadas pela defesa do parlamentar
Tipo Notícia
 Deputado André Fernandes ao deixar uma das reuniões em que a punição a ele foi pauta (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo  Deputado André Fernandes ao deixar uma das reuniões em que a punição a ele foi pauta

Alvo de processo disciplinar no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado (AL-CE), o deputado estadual André Fernandes (PSL) ganhou mais tempo para apresentar sua defesa. Presidente do colegiado, o deputado Antônio Granja (PDT) determinou que o caso volte para o subconselho de ética, que deve votar novamente o parecer da deputada Augusta Brito (PCdoB).

Segundo o pedetista, foram detectadas “três preliminares” que deveriam ter sido apreciadas no subconselho, de acordo com a defesa de Fernandes. O parlamentar, então, remeteu a ação para nova avaliação da instância anterior.

“Entendemos, por bem, não fazer a reunião do Conselho de Ética para analisar o processo e vamos devolver para o presidente do subconselho, Sergio Aguiar (PDT), para que sejam analisadas essas preliminares e certamente uma nova votação no subconselho”, disse Granja.

A partir daí, Aguiar abre prazo para alegações da defesa do pesselista. Só então o parecer irá à votação novamente no subconselho. De lá, caso aprovado, segue para o Conselho. Se passar, o caso vai para as mãos do presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), que o distribui à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O estágio final desse trâmite é a votação em plenário.

Em seu relatório, Augusta Brito fixou suspensão para André Fernandes, que afirmou, em plenário e fora dele, que o colega de Assembleia Nezinho Farias (PDT) teria apresentado projeto que beneficiava facções criminosas no Estado. O texto do pedetista, no entanto, se referia a jogos eletrônicos.

Questionado sobre o teor das preliminares que fizeram o processo retornar à subcomissão, Granja disse que, “como o processo é sigiloso”, não iria se pronunciar.

O parlamentar ressalvou, porém, que o “deputado tem direito a toda defesa” e que “estamos levando o processo passo a passo”, com “todos os prazos sendo obedecidos, tanto que devolvemos para o subconselho”.

“Não é uma caça às bruxas”, acrescentou. “Se depender do Conselho de Ética”, prosseguiu, “nossa intenção é encerrar os trabalhos neste ano, logicamente sem atropelar”.

Em entrevista após a sessão do Conselho de Ética, nesta quinta-feira, Fernandes garantiu que o processo “não vai para a CCJ já agora”. Para ele, “a punição de 30 dias (de suspensão), que saiu na imprensa, é um absurdo”.

O parlamentar afirmou ainda que, antes dele, “pelo menos 20 deputados chegaram a falar coisas piores que eu” e que “nunca na história da AL aconteceu uma suspensão do mandato”.

Fernandes concluiu: “A imunidade assegurou a todos o direito da liberdade de expressão. Mas comigo tem sido diferente. Acho uma injustiça o que estão fazendo”.

O episódio 64 do podcast Jogo Político discute a punição que a Assembleia Legislativa prepara para André Fernandes, por ter denunciado envolvimento do deputado Nezinho Farias (PDT) com facções criminosas.

Listen to "#64 - A punição da Assembleia a André Fernandes, principal aliado de Bolsonaro no Ceará" on Spreaker.

Denúncia

Na época, André Fernandes chegou a protocolar uma denúncia no Ministério Público do Ceará (MPCE) contra Nezinho Farias (PDT), que foi arquivada por falta de provas

 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?