Perfil oficial do Governo Federal chama Petra Costa de "ativista anti-Brasil"
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Perfil oficial do Governo Federal chama Petra Costa de "ativista anti-Brasil"
Perfil oficial da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República criticou cineasta de "Democracia em vertigem", indicada ao Oscar de melhor documentário
Foto: Divulgação
Perfil do Governo Federal criticou cineasta Petra Costa
Um dos perfis oficiais do Governo Federal atacou nesta segunda-feira (3/2) a cineasta Petra Costa, indicada ao Oscar pelo documentário “Democracia em vertigem”.
Pelo Twitter, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República disse que “Petra Costa desempenhou o papel de ativista anti-Brasil e manchou a imagem do país no exterior com uma série de notícias falsas em uma entrevista na televisão americana”.
Recentemente, Costa falou à jornalista Cristiane Amanpour, da rede norte-americana CBS, que o crescimento de Jair Bolsonaro na disputa eleitoral de 2018 se deu às vésperas da votação – então candidato, o ex-pesselista liderou a corrida do início até o fim, elegendo-se ao Palácio do Planalto.
Escrita em inglês, a mensagem foi fixada no perfil da Secretaria Especial de Comunicação Social. Noutra postagem, o Governo acusou a diretora de “criar uma narrativa cheia de mentiras e previsões absurdas”.
No documentário, Costa narra, numa visão pessoal, os acontecimentos políticos que levaram ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Também nesta segunda-feira, o trabalho da cineasta foi alvo de críticas do jornalista e apresentador Pedro Bial, para quem “Democracia em vertigem” é uma “ficção alucinante”.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.