Logo O POVO+
Perfil oficial do Governo Federal chama Petra Costa de "ativista anti-Brasil"
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Perfil oficial do Governo Federal chama Petra Costa de "ativista anti-Brasil"

Perfil oficial da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República criticou cineasta de "Democracia em vertigem", indicada ao Oscar de melhor documentário
Tipo Notícia
 Perfil do Governo Federal criticou cineasta Petra Costa (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Perfil do Governo Federal criticou cineasta Petra Costa

Um dos perfis oficiais do Governo Federal atacou nesta segunda-feira (3/2) a cineasta Petra Costa, indicada ao Oscar pelo documentário “Democracia em vertigem”.

Pelo Twitter, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República disse que “Petra Costa desempenhou o papel de ativista anti-Brasil e manchou a imagem do país no exterior com uma série de notícias falsas em uma entrevista na televisão americana”.

Recentemente, Costa falou à jornalista Cristiane Amanpour, da rede norte-americana CBS, que o crescimento de Jair Bolsonaro na disputa eleitoral de 2018 se deu às vésperas da votação – então candidato, o ex-pesselista liderou a corrida do início até o fim, elegendo-se ao Palácio do Planalto.

Escrita em inglês, a mensagem foi fixada no perfil da Secretaria Especial de Comunicação Social. Noutra postagem, o Governo acusou a diretora de “criar uma narrativa cheia de mentiras e previsões absurdas”.

No documentário, Costa narra, numa visão pessoal, os acontecimentos políticos que levaram ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Também nesta segunda-feira, o trabalho da cineasta foi alvo de críticas do jornalista e apresentador Pedro Bial, para quem “Democracia em vertigem” é uma “ficção alucinante”.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?