Logo O POVO+
Governo, Assembleia e Judiciário anunciam comissão para negociar fim da paralisação de PMs
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Governo, Assembleia e Judiciário anunciam comissão para negociar fim da paralisação de PMs

José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, publicou nota oficial da Casa na noite desta terça-feira. Nela, diz que comissão buscará fim da paralisação dos policiais militares, mas sem recuo de punições
Tipo Notícia
PRESIDENTE da AL-CE e candidato em Fortaleza, Sarto compareceu à sessão (Foto: Junior Pio/AL-CE Divulgação)
Foto: Junior Pio/AL-CE Divulgação PRESIDENTE da AL-CE e candidato em Fortaleza, Sarto compareceu à sessão

O presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), anunciou na noite de hoje a criação de uma comissão formada por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário a fim de “buscar uma solução para pôr fim à paralisação de parte dos policiais militares do Estado”. 

O grupo será integrado também por membros do Ministério Público e Exército. Todos os integrantes do colegiado devem ser indicados ainda nesta semana. 

O POVO apurou que o governador Camilo Santana (PT) esteve reunido durante toda a tarde e parte da noite de hoje com chefes dos poderes, generais, o procurador-geral de Justiça e secretários, além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O encontro foi no Palácio da Abolição.

Assinada conjuntamente por Governo, AL e Judiciário, a nota é resultado dessa conversa. A avaliação é de que há necessidade de abrir canal de diálogo com os policiais, mas sem recuar de punições já determinadas pelo comando da PM. Até o início da semana, 168 militares haviam sido alvo de processo disciplinar. 

A intenção da comissão tampouco é negociar os termos da proposta de reajuste já apresentada pelo Governo, segundo fontes que participaram da reunião no Abolição. Pela tabela enviada à AL, discutida e acordada com dirigentes de associações de militares e parlamentares ligados ao segmento, um soldado passará a ganhar R$ 4,5 mil ao final de 2022 - hoje o soldo da patente é de R$ 3,2 mil. 

O motim da PM completou uma semana nessa terça-feira, 25. Do dia 19/2 até ontem, ao menos 170 homicídios foram registrados no Ceará. Em Fortaleza, um quartel da PM permanece sob a posse dos soldados.

Leia a íntegra da nota 

Os poderes constituídos do Ceará - Executivo, Legislativo e Judiciário - informam que, por sugestão do Ministério Publico do Ceará, está sendo criada uma comissão formada por representantes de cada poder, com a participação do MP-CE e acompanhamento do Exército Brasileiro, com objetivo de buscar uma solução para pôr fim à paralisação de parte dos Policiais Militares do Estado.

Mais informações em instantes

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?